19 de maio de 2023, 10:22

Corpo de Bombeiros conclui Projeto Verão 2021


Publicada em 17/02/2021

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) concluiu o Projeto Verão 2021, que aconteceu de 13 a 16 de fevereiro. Durante esse período, a instituição reforçou o número de guarda-vidas visando orientar a população sobre ações preventivas para evitar afogamentos nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Campo do Brito, Estância e Telha.

“Reforçamos o número de guarda-vidas nas áreas mais frequentadas pela população. Foram registrados 18 afogamentos durante esse período. A  maioria deles, 10,  nós consideramos resgate, quando a pessoa não consegue sair sozinha da água e precisa da ajuda do guarda-vidas. O restante foi grau 1, quando a pessoa aspira água e tem tosse, mas sem gravidade”, afirmou o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), major Márcio Caldas.

Segundo o comandante, foram 68 bombeiros a mais atuando nesse período, além do efetivo empregado no serviço normal. Os afogamentos foram registrados nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Telha e Estância.

Outro tipo de ocorrência que chamou a atenção foi a de queimadura envolvendo caravelas. “Foram 17 atendimentos nesse período. O aparecimento das caravelas está relacionado aos fortes ventos e às correntes marítimas. Registramos ainda três casos de crianças perdidas, que com a ajuda dos guarda-vidas encontraram os responsáveis”, concluiu o major Caldas.

No último dia do projeto Verão, terça-feira (16), o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre  José e a diretora operacional, tenente-coronel Maria Souza, acompanharam de perto o trabalho dos guarda-vidas em vários pontos do Estado.
Por Dinah Menezes