2 de fevereiro de 2023, 13:16

Corpo de Bombeiros e Prefeitura de São Cristóvão tratam de parceria sobre Projeto SOS Abelhas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) recebeu na manhã desta quinta-feira (2), no Quartel Central, a visita do Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do município de São Cristóvão, Josenito Oliveira, acompanhado do professor e apicultor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Willames Gomes. O objetivo foi tratar sobre uma parceria do Projeto SOS Abelhas da corporação com o município de São Cristóvão.

O Projeto SOS Abelhas visa preservar as abelhas e o meio ambiente, realizando a captura de enxames que iriam para áreas urbanas, levando riscos à população, e destinando a áreas seguras, monitoradas por apicultores. Iniciado em 2018, ele foi criado através de uma parceria entre o CBMSE, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, a Associação Sergipe dos Apicultores e a Federação Apícola de Sergipe.

“A visita teve como objetivo firmar essa parceria no projeto que é muito importante e só vai trazer frutos para a nossa sociedade, em pelo menos três dimensões: ambiental, social e econômica, na geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do município de São Cristóvão, Josenito Oliveira.

A diretora operacional do CBMSE, tenente-coronel Maria Souza, falou sobre o crescimento do projeto. “Esse é um projeto que é referência em prevenção de acidentes com abelhas e preservação do meio ambiente, que beneficia vários setores da sociedade e que nós buscamos sempre fomentar. Essa parceria com a prefeitura de São Cristóvão vai possibilitar expandir essa ação, trazendo um retorno social, econômico e ambiental muito importante para a população daquele município”, apontou.

O professor Williames Gomes comentou sobre o sucesso do projeto. “A cada ano vem aparecendo novos parceiros pelo sucesso do próprio projeto de resgatar abelhas, levando para que apicultores possam cuidar delas. A gente está cada vez mais salvando essas abelhas. São Cristóvão faz parte da grande Aracaju e existe uma grande demanda”, concluiu.

Por:ASCOM/CBMSE
Fotos: Sargento Fabiano Fernandes