10 de maio de 2023, 09:58

Corpo de Bombeiros faz homenagem ao dia Internacional da Mulher


Publicada em 18/05/2011

 

O Corpo de Bombeiro Militar de Sergipe realizou na manhã desta terça-feira, 15, no auditório do Banco do Estado de Sergipe (Banese), localizado na Avenida Augusto Maynard, no bairro São José, solenidade militar alusiva ao dia Internacional da Mulher. A solenidade contou com a presença de vários gestores da Corporação, além das homenageadas, Katarina Feitosa, superintendente da Polícia Civil, Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Iolanda Aragão, diretora do Centro Integrado de Apoio Psicossocial (Ciaps), e demais autoridades do Corpo de Bombeiros.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Nailson Santos, a homenagem aconteceu com atraso devido às comemorações do Carnaval.  “Estamos homenageando as bombeiras e as mulheres de uma forma geral, em especial as que compõe a segurança pública , com a medalha de mérito, que é a comenda da corporação, como forma de reconhecimento”, disse o comandante..

Segundo o comandante, o efetivo de mulheres da Corporação representa apenas 12 % do efetivo total. “Hoje a corporação possui cerca de 75 soldados mulheres, um número pequeno,contudo, bastante expressivo pela peculiaridade da atividade, pois o bombeiro ainda está em crescimento e esse número tende a aumentar, pois a mulher tem um papel fundamental em qualquer meio, seja social, familiar e profissional pela sua tranquilidade e seu cuidado”.

O tenente-coronel França acredita que a mulher vem provando, de forma estratégica, que é muito melhor para contornar certas situações do que o homem. “ Isso não sou eu que estou falando, mas sim a sociedade quem vem observando esses resultados. Então nada mais justo do que essa homenagem pelo papel que essas mulheres vem desenvolvendo no sociedade”.

Para a superintendente da polícia civil de Sergipe, a delegada Katarina Feitosa, uma das homenageadas na solenidade, é visível o papel cada vez mais importante desenvolvido pelas mulheres na sociedade, ocupando cargos antes apenas reservado para homens. “Nada mais merecido do que o reconhecimento pelo trabalho que as mulheres vem desempenhando para a sociedade. Vem buscando seu espaço com qualidade, compromisso e determinação. Hoje, temos mulheres ocupando posições em cargos importantes como promotoras, delegadas, motoristas, enfim, empregos até pouco tempo ocupados apenas por homens”.