10 de maio de 2023, 10:24

CORPO DE BOMBEIROS GARANTINDO UM CARNAVAL MAIS SEGURO


Publicada em 15/02/2012

A Diretoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe divulgou nesta sexta feira , dia 10 de fevereiro, o Plano de Operações para o Carnaval/2012. O mesmo tem como finalidade estabelecer os critérios para o emprego dos recursos materiais e humanos nas ações preventivas do CBMSE durante os festejos carnavalescos no Estado de Sergipe.

Segundo o Senhor Coronel Roberto Wagner de Góis Bezerra, a ênfase do planejamento encontra-se na prevenção marítima uma vez que neste período, que vai de 18 a 21 de fevereiro, há uma grande concentração de banhistas nas praias de todo Estado, principalmente nas cidades de: Aracaju), Pirambu, Neópolis, Santana do São Francisco (Pov. Saúde), Itaporanga (Caueira), Estância, (Abais e Saco) e Nossa Senhora do Socorro (Prainha), não esquecendo porém, das ações preventivas do CBMSE na totalidade do evento. Desenvolver um Plano Operacional capaz de satisfazer todos os viés operacionais numa área de abrangência tão grande não é fácil. Afirma o Senhor Coronel Diretor de Operações. Para tanto fez-se necessário dividir o campo de aplicação do Plano em duas áreas: ÁREA 01, abrangendo os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’juda e Estância; e ÁREA 02, compreendida pelos municípios de Pirambu, Neópolis e Santana do São Francisco. O Planejamento envolve um poder operacional composto diariamente por 71(setenta e um) militares, 03(três) Jet ski’s, 01(uma) lancha, 02(dois) botes e 07(sete) viaturas, distribuídas estrategicamente nas áreas de atuação, além de contar com o apoio direto da Prefeitura de Pirambu que disponibilizará o serviço de guarda-vidas da Prefeitura a fim de somar esforços na consecução de um trabalho efetivo e eficaz.

Além das atividades citadas acima, o CBMSE disponibilizará, a partir do dia 17/02/2012, das 21h às 24h uma equipe dotada de um viatura equipada com materiais de salvamento e combate a incêndio que fará prevenção em conjunto com a Polícia Militar no posto de polícia rodoviária estadual, localizado no município de Barra dos Coqueiros logo após a ponte Aracaju/Barra com o objetivo de diminuir o tempo resposta para possíveis atendimentos a acidentes de trânsito nas vias que levam os foliões aos municípios do litoral norte do nosso Estado. Com tudo isso, o CBMSE visa garantir maior segurança aos banhistas e foliões, através de uma pronta resposta às situações de emergência, cumprindo, acima de tudo, sua responsabilidade enquanto agente de Segurança Pública empenhada na proteção à Vida e ao Meio Ambiente. Conclui o Diretor de operações do CBMSE.