10 de maio de 2023, 10:44

CORPO DE BOMBEIROS INICIA CAMPANHA EM FAVOR DA DIVERSÃO COM SEGURANÇA NO PERÍODO JUNINO


Publicada em11/06/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

(Fotos: turismosergipe.net)

No final do primeiro semestre do ano inicia a mais popular festividade do nordeste, o ciclo junino. A culinária, com proveniência do milho, se origina as deliciosas canjicas, mungunzá, bolo de milho, pamonha, cuscuz e o próprio milho verde assado ou cozido. É, também, o período do ano no qual é registrado o maior número de pessoas vítimas de queimaduras. O Estado sergipano fica repleto de fogueiras nas ruas e os fogos de artifício ganham os ares. Uma tradição divertida e valorizada, contudo, tanto fogueiras como fogos podem representar riscos, principalmente para as crianças – que podem pisar nas cinzas quentes ou se acidentar na hora de soltar os fogos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe inicia uma campanha em favor de uma diversão com segurança, fiscaliza e orienta a população sergipana para o cumprimento de normas, prevenção, cuidados a serem tomados, e o que deve ser feito em caso de queimaduras.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, serve de barreira contra a invasão de germes do exterior e contra a perda de calor e líquidos, sendo essencial para o controle da temperatura corporal. Qualquer paciente com critérios para queimaduras moderadas ou graves deve ser internado para receber tratamento imediato, pois há sérios riscos de complicações. O primeiro problema das queimaduras é a quebra da barreira de proteção contra germes do ambiente, favorecendo a infecção das feridas por bactérias da pele e o desenvolvimento da sepse (caracterizada por um estado de inflamação que ocorre em todo o organismo, secundária a invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos, geralmente bactérias).

Outra complicação é a grande perda de líquidos dos tecidos queimados. Quando a queimadura é extensa, a saída de água dos vasos é tão intensa que o paciente pode entrar em choque circulatório. Quando as áreas do tórax e do pescoço são acometidas por queimaduras mais profundas, a cicatrização torna a pele muito rígida e retraída, o que pode atrapalhar os movimentos da respiração. Outra grave complicação é a queimadura por inalação de ar quente que pode impedir o paciente de conseguir respirar adequadamente, seja por lesão direta dos pulmões ou por edema e obstrução das vias aéreas. Quando as lesões são de 3º grau a pele não é capaz de se curar sozinha, sendo necessária a implantação de enxertos de pele para que o interior do organismo não fique exposto ao meio externo. Também é essencial a vacinação contra o tétano .E as de 4º grau são lesões gravíssimas que destroem quase toda a pele, deixando-a carbonizada. Danifica até os ossos podendo causar a morte.

A região queimada deve ser lavada com água corrente ou soro fisiológico e protegida com uma compressa úmida. Nada de aplicar creme dental, borra de café ou outras receitas caseiras, que apenas pioram o quadro (provocando infecções, por exemplo). Como os tecidos atingidos costumam inchar, é fundamental retirar anéis, pulseiras e relógio. Sangramentos podem ser estancados envolvendo-se o local com pano limpo úmido. O paciente deve ser levado ao médico imediatamente, pois somente o profissional pode fazer uma avaliação completa do quadro e determinar o tratamento correto.

(Fonte:MD.Saúde)

Algumas Dicas:

*Se você comercializa fogos de artifício, não venda a menores de idade e tenha em posse o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros;

*Transportar fogos de artifícios nos bolsos ou junto ao corpo é muito perigoso, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido;

*Leia e siga as instruções contidas nos rótulos das embalagens dos fogos de artifício;

*Fogos de artifício só devem ser utilizados em locais apropriados, com roupas adequadas, luvas e óculos de proteção;

*Os efeitos da bebida alcoólica no organismo aumentam o risco de acidentes;

*Soltar balões é crime e pode causar graves acidentes;

*Nunca tente reaproveitar fogos que falharam;

*Não pule fogueira , não jogue fogos dentro dela e nunca utilize combustíveis líquidos para acende-la.

Quem fabrica, estoca, transporta, comercializa e queima fogos de artifício clandestinamente, expõe o perigo a vida, a integridade física e o patrimônio das outras pessoas.
-Pena de 1 a 4 anos de reclusão;
-Multa;
-Interdições;
-Apreensões.

Cabe ao corpo de bombeiros, através de equipes técnicas, fiscalizar a fabricação, a estocagem, o transporte, o comércio e a queima de fogos de artifício.

 

 

 

 

 

 

 

 

Não deixe a alegria dos festejos juninos, acabar em tristeza!
Boas festas a todos! São os desejos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.