23 de maio de 2023, 10:43

Corpo de Bombeiros lança vídeo educativo de prevenção a incêndios em vegetação


Publicada em 04/02/2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) lançou um vídeo educativo de prevenção a incêndios em vegetação. Durante o ano de 2021, a corporação atendeu 788 ocorrências desse tipo, que geram graves consequências à natureza, prejuízos financeiros, além de afetar a saúde e ainda colocar vidas em risco.

“O meio ambiente é extremamente afetado com esses incêndios, com a perda de animais, vegetações, além da poluição. Prejuízos financeiros também acontecem com a perda de pastos, plantações e até edificações. A fumaça é prejudicial à saúde das pessoas e já retiramos pessoas que estavam dormindo em locais próximos a incêndios em vegetação”, afirmou o capitão José Cardoso, da Diretoria Operacional.

Segundo o bombeiro, o Planejamento Estratégico da Instituição prevê ações voltadas para a redução do número dessas ocorrências e seus efeitos. “Realizamos reuniões com representantes dos municípios com maior número de ocorrências e com órgãos ambientais para traçar estratégias em conjunto. Ações educativas são fundamentais e esse vídeo vem para orientar a população para que ela seja nossa parceira nessa prevenção, tomando consciência dos impactos dessas ocorrências”, explicou.

O capitão apontou que o período de maior incidência em Sergipe é entre os meses de outubro e março, em virtude das altas temperaturas, por conta da estiagem e do clima seco. “Os incêndios em vegetação são causados em sua maioria pela ação humana, de forma acidental ou proposital. A principal causa é uso de fogo para a limpeza de terrenos em que se perde o controle, principalmente no interior do Estado. Por isso a importância de orientar a população para a prevenção”, disse.

Em caso de incêndio em vegetação, o bombeiro orienta o que a população deve fazer. “Procurar um local seguro, distante do fogo e da fumaça, que é prejudicial à saúde. Ligar para o número 193 e acionar o Corpo de Bombeiros, que tem os equipamentos necessários para esse tipo de combate, que envolve riscos. Indicar um ponto de referência do local do incêndio, para que os bombeiros localizem o mais rápido possível e controlem as chamas”, concluiu.
Orientações de prevenção a incêndio em vegetação:
• Não queimar lixo;
• Não fazer fogueira próximo à vegetação. Além de não abandonar fogueira acesa, apagando com água ou terra;
• Na agricultura, optar por estratégias alternativas ao fogo, como o uso de máquinas ou roçagem manual;
• Mesmo que tenha autorização do órgão ambiental para fazer queimada, evite os dias de muito calor e com vento forte, pois o risco de perder o controle do fogo é maior. Além disso, opte por fazer no início da manhã ou fim de tarde, quando a temperatura é mais amena.
• E não jogar pontas de cigarro em locais com vegetação.

Orientações de prevenção a incêndios em vegetação
Por Dinah Menezes
Vídeo: Sgt Edmilson