10 de maio de 2023, 10:38

CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DE SIMULADO NA INFRAERO


Publicada em 14/05/2012

O Corpo Voluntário de Emergência (CVE) é composto por trabalhadores do aeroporto, passageiros, visitantes, moradores das proximidades, que recebem treinamentos específicos e de primeiros socorros, quando se trata de emergência aeroportuária. O curso começou no dia 02 de maio, quarta-feira, e terminou com o simulado no dia 11, sexta-feira. Aproximadamente 120 pessoas participaram do evento, bombeiros militares, estudantes da área de saúde, funcionários do Samu e empresas aéreas, e a comunidade civil voluntária.

Um acidente aeronáutico é uma ocorrência de grandes proporções, envolvendo muitas vítimas, e se faz necessário, um grande aparato de recursos e pessoas com treinamento para atender esse tipo de acontecimento. Desde noções básicas sobre atendimento em Primeiros Socorros, triagem com múltiplas vítimas, até procedimentos a serem tomados com vítimas de variados tipos de ferimentos, queimaduras, lesões na cabeça e na coluna cervical, lesões no tórax, no abdômen, na pelve, lesões de ossos, articulações e músculos, imobilização de extremidades, males súbitos, e até envenenamento, mordidas e picadas de insetos, emergências relacionadas ao frio e calor, resgate e remoção de vítimas, são importantes para oferecer um melhor atendimento.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe valoriza esse tipo de ação, e de forma clara expressa a importância desse evento. A predição é uma forma eficiente de minimizar, ou até mesmo evitar, os efeitos e consequências de um evento desagradável, reduzindo os danos e preservando a incolumidade das pessoas e patrimônio.