16 de fevereiro de 2023, 14:02

Corpo de Bombeiros realiza formatura de encerramento da Operação Guardiões do Bioma em Sergipe


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã desta quinta-feira (16) a solenidade de encerramento da Operação Guardiões do Bioma em Sergipe, da Força Nacional de Segurança Pública. No período de outubro de 2022 a fevereiro de 2023, militares mobilizados pela Força Nacional reforçaram o combate a incêndios florestais e apoiaram diversas outras ações realizadas pela corporação em todo o Estado. O efetivo empregado na operação foi de 68 militares do Corpo de Bombeiros de Sergipe e 22 militares de outros Estados.

“Essa operação só fez engrandecer a nossa corporação. Trazer uma fração da Força Nacional para atuar em Sergipe com militares do próprio Estado é algo inédito. Foram 2.058 ocorrências de diversos tipos atendidas pela Força Nacional durante a Operação Guardiões do Bioma. Além do levantamento de áreas de risco, um trabalho que ficará como um legado para nossa instituição. Quero registrar a nossa gratidão, não só do Corpo de Bombeiros, mas também da Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado e especialmente da população sergipana, que recebeu um atendimento de qualidade, que ajudou a salvar muitas vidas em nosso Estado”, afirmou o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José.

O Comandante da Operação, Major BM RR Carlos Wumberto Pereira Brito, falou sobre a atuação. “É com grande satisfação que estive à frente de excelentes profissionais do CBMSE nessa operação que durou quase 120 dias. Em nome da Força Nacional, agradeço o empenho de todos os profissionais que fizeram um serviço excelente. Foi uma experiência que ficará marcada em minha vida. Já estive em várias cidades do Brasil, visitando ou trabalhando, e Sergipe tem um aconchego a mais. Se eu puder escolher um local para morar, será aqui”, disse.

O tenente Sinério dos Santos, mergulhador do CBMSE atualmente mobilizado na Força Nacional, se emocionou na conclusão da missão. “Foi uma grande experiência. Eu tenho certeza que serviu de exemplo, porque nós trabalhamos em diversas áreas, não foi só combate incêndio florestal, mas combate a incêndio em residência, atendimento pré-hospitalar, resgate de pessoas e animais, entre outras e nós conseguimos executar o serviço com êxito e trabalhar com amor para sociedade. Para mim foi uma satisfação enorme”, concluiu.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Sargento Fabiano Fernandes