17 de maio de 2023, 10:56

Corpo de Bombeiros realiza pré-matrícula de 200 aprovados no concurso para soldado


Publicada em17/01/2019

Termina nesta sexta-feira (18) a fase de pré-matrícula dos 200 candidatos classificados dentro do número de vagas no concurso público para soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Os aprovados, 160 homens e 40 mulheres, estão entregando, desde a última terça-feira (15), a documentação necessária para a Diretoria de Pessoal, Ensino e Instrução (DEPEI) da instituição.

Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, eles passarão por inspeção de saúde no Hospital da Polícia Militar, localizado no bairro 18 do Forte, em Aracaju/SE, onde apresentarão os exames laboratoriais complementares solicitados em edital. O exame médico admissional é requisito obrigatório para matrícula no Curso de Formação de Soldado (CFSD), previsto para iniciar ainda no primeiro semestre deste ano, a depender da autorização do Governo do Estado.

De acordo com o diretor da DEPEI, coronel BM Isaú Júnior, o CFSD deve acontecer no novo Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiro, que está sendo instalado no bairro Getúlio Vargas, na capital. “O curso durará cerca de nove meses. Nossa intenção é de que os aprovados sejam incorporados ao CBMSE o quanto antes, para ajudar a sanar nosso déficit de militares. Hoje, temos 523 bombeiros e vários estão se aposentando. É necessário que haja renovação interna para uma recomposição do quadro de funcionários”, diz o coronel Júnior.

Os futuros soldados passaram por quatro etapas de concurso público: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica e pesquisa da conduta social, da reputação e idoneidade. O certame foi executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e gerenciado pelo CBMSE e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), tendo prazo de validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final (20/12/18), podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Por: Danielle Azevedo