23 de maio de 2023, 10:18

Corpo de Bombeiros realiza Semana Zero com alunos do Curso de Formação de Soldados


Publicada em 17/01/2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou a “Semana Zero” com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD). As atividades foram realizadas de 10 a 16 de janeiro e marcam o início do curso. “Nessa semana os alunos têm contado com as atividades operacionais. É um momento em que eles vão vivenciar de forma bem intensa todas as atividades, saber o nível de esforço, de exigência nas ocorrências”, afirmou o chefe do Departamento de Ensino e Instrução (DEPI), tenente-coronel Douglas Moraes.

A Semana culminou com atividades realizadas na empresa Nassau, no município de Nossa Senhora do Socorro. “Nós montamos esse treinamento para que eles tenham contato com algumas das principais atividades do bombeiro: incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura. É a parte inicial, mostrando como todo o curso vai transcorrer, ser desenvolvido. É uma preparação física e psicológica para que eles possam atuar com excelência na atividade de bombeiro”, explicou a major Carla Cristina, comandante do Corpo de Alunos do DEPI.

Um dos atendimentos mais realizados pelo Corpo de Bombeiros é o de incêndio florestal e os alunos puderam conhecer essa atividade. “Eles ficaram sabendo o que é o incêndio florestal, um pouco das técnicas de combate e dos equipamentos de proteção utilizados nesse tipo de ocorrência que acontece muito aqui no nosso Estado”, afirmou um dos instrutores, sargento Gledson Costa.

A aluna de soldado Luisi Gomes falou sobre a importância desse primeiro contato e o aprendizado do trabalho em equipe. “A gente está se familiarizando com o que o bombeiro faz. Esse contato com a roupa de aproximação, sentir o calor que é ao estar com ela, contato com as ferramentas de resgate veicular, sentir o peso. Só de passar por essas experiências, estar com os colegas compartilhando e dando apoio, a gente começa a ter uma ideia do que é um corpo. Essas experiências vamos levar para a vida”, disse.

Já o aluno Lucas Ramos contou que já foi possível sentir como é ser bombeiro. “É uma experiência única, onde estamos aprendendo a cumprir a missão em união. Apesar de ser uma semana com muito desgaste físico é compensatório porque a gente já vai conhecendo, podendo se identificar com as atividades. Com essas experiências já dá pra ver o quão gratificante é essa profissão, poder ajudar o próximo”, concluiu.

Por Dinah Menezes
Fotos: Sargento Edmilson e aspirante Acrux