21 de novembro de 2022, 11:50
Corpo de Bombeiros realiza simulados de incêndio com vítimas em hospitais de Aracaju
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou nesse final de semana simulados de incêndio com vítimas em hospitais de Aracaju. Também participaram das atividades Grupamento Tático Aéreo (GTA), SAMU, Defesa Civil, Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Energisa, além das brigadas de incêndio dos estabelecimentos. Cada simulado envolveu cerca de 30 bombeiros e seis viaturas, entre elas Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Busca e Salvamenrto (ABS), Unidade de Resgate (ambulância), Auto Plataforma Aérea (APA) e Auto Salvamento (AS).
“Esses simulados visam atender ao Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), com o objetivo de padronizar as ações operacionais e administrativas, alinhando a atuação em conjunto com empresas e órgãos públicos para o atendimento de ocorrências de grande porte em locais como hospitais”, afirmou o capitão Fabiano Queiroz, um dos coordenadores dos simulados.
No sábado (19) a atividade aconteceu no Hospital Decós, no bairro Coroa do Meio, com simulação de um princípio de incêndio no restaurante. “É de suma importância essa ação, preparando a equipe de brigadistas para garantir a integridade tanto dos pacientes, quanto dos visitantes, acompanhantes e colaboradores”, disse o técnico de segurança do trabalho do Decós, Rafael Cardoso.
Já no domingo (20), foi realizado o simulado de um princípio de incêndio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, no bairro Jardins. “Tratar os casos de eventos críticos é algo que demanda uma equipe muito grande e uma assessoria de órgãos especializados como Corpo de Bombeiros. A intenção é preparar a comunidade hospitalar para tratar a situação da maneira mais segura”, afirmou o diretor técnico do Hospital Primavera., Ricardo Leite.