23 de maio de 2023, 11:14

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de posse do novo comando


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou na tarde desta segunda-feira (22) a solenidade de posse do novo comando da corporação, no Quartel Central, em Aracaju. O coronel Fábio Cardoso assumiu como comandante em substituição ao coronel Alexandre José, que estava à frente da instituição desde julho de 2020. Também assumiu como a primeira subcomandante mulher da história da corporação, a coronel Maristela Xavier. Ainda durante a solenidade, foram entregues nove motos aquáticas que serão utilizadas pela corporação no atendimento a ocorrências. O evento contou com a presença do governador do Estado, Fábio Mitidieri, além de várias outras autoridades civis e militares.

“Eu queria dizer ao coronel Fábio e à coronel Maristela que cuidem bem dessa grande corporação que é o Corpo de Bombeiros. A dedicação no trabalho e o reconhecimento que agora chega devem servir de combustível e motivação para fazerem cada vez mais pela corporação. Quero dizer à coronel Maristela da minha alegria de tê-la promovido como a primeira coronel do Corpo de Bombeiros e agora como a primeira subcomandante, mostrando o fortalecimento e a valorização da mulher nos espaços de poder dentro deste governo. Quero agradecer pelos serviços prestados, pela dedicação e por tudo aquilo que fizeram pelo Corpo de Bombeiros o coronel Alexandre e o coronel Henrique”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.

O coronel Fábio Cardoso ressaltou sua gratidão durante o primeiro discurso como comandante. “Gratidão a Deus, aos meus pais, à minha família. Ao governador Fábio Mitidieri e ao secretário João Eloy pelo convite e pela confiança na gestão do Corpo de Bombeiros, aproveitando para reforçar o compromisso de trabalhar duro para que a sociedade tenha acesso ao nosso serviço com mais alta qualidade e celeridade, seja na prevenção ou na resposta a ocorrências. Quero agradecer também à coronel Maristela, por aceitar o convite para ser minha subcomandante. Aos militares que compõem o CBMSE pelas menagens de apoio e ao coronel Alexandre pela gestão dos últimos anos”.

Ele falou ainda sobre as diretrizes do seu comando. “Iremos fortalecer o Planejamento Estratégico da corporação, nos integrando cada vez mais com a Secretaria de Segurança Pública e todos os órgãos do governo, sendo parceiro na busca de soluções para as demandas. Iremos fortalecer e respeitar políticas públicas inclusivas e de igualdade de gênero. Vamos fortalecer o papel da mulher na corporação. Vamos buscar a harmonia no espírito de corpo dos militares em prol das melhores condições da tropa, estando aberto sempre oo diálogo. Quero dizer aos militares desta honrosa instituição que cada uma das senhoras e dos senhores tem um propósito, um papel fundamental dentro da corporação”.

O novo comandante tem 23 anos de corporação e ingressou no CBMSE como cadete do Curso de Formação de Oficiais realizado no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará. Ele é graduado em Direito, especialista em Segurança Pública, em Gestão Estratégica em Segurança Pública e em Direito do Estado com formação para o Magistério Superior na área de Direito. Comandou o 3º Grupamento Bombeiro Militar sediado em Itabaiana, foi Diretor Operacional e Diretor de Atividades Técnicas do CBMSE, dentre outras funções desempenhadas durante a carreira.

O ex-comandante, coronel Alexandre José, que ficou quase três anos à frente da corporação, agradeceu a todos pela confiança e apoio nesse período. “É um momento de muita emoção para mim. Esse momento representa não somente a finalização de um ciclo de comando mas também o que iniciou como policial militar a 25 anos na condição de aluno de soldado, que seguiu até o coronelato nesta honrosa corporação, indo além disso, alçando o comando-geral. O que eu preciso fazer, por dever de justiça, é demonstrar a gratidão a todos que junto comigo elevaram o CBMSE a outro patamar”.

A coronel Maristela Xavier falou sobre esse momento histórico para as mulheres na corporação. “Assumo com muita honra a função. Agradeço a Deus, à minha família, ao governador Fábio Mitidieri, ao secretário de Segurança Pública, João Eloy, à pioneira delegada Georlize Teles, a todos pela confiança e reconhecimento. Cada vez mais evidencia-se a importância do olhar feminino na gestão das instituições. Chegar até aqui não foi tarefa fácil, foi preciso superar muitos desafios. Pretendo, em consonância com as diretrizes do novo comandante coronel Fábio, desenvolver as potencialidades de cada bombeiro e bombeira, contribuindo para o aperfeiçoamento da nossa missão, através do exercício de uma liderança participativa e inclusiva, alicerçada no comprometimento, disciplina e respeito mútuo no cumprimento do dever, com o intuito de fortalecer e integrar de maneira contínua nossa instituição à sociedade”.

Foram entregues durante a solenidade motos aquáticas com carretas de transporte, que serão utilizadas em atividades de prevenção, busca e salvamento aquático em diversas regiões do Estado. Um investimento de aproximadamente R$ 1.330.000, fruto de recursos oriundos de emendas da bancada federal por Sergipe, emenda individual da então senadora Maria do Carmo Alves e recursos próprios do CBMSE.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Sargento Edmilson


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress