10 de maio de 2023, 10:41

CRESCE O NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM SERGIPE


Publicada em 01/06/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O número de ocorrências de princípio de incêndio em edificações, atendidas pelo Corpo de Bombeiros, só aumentou nos últimos três anos. É o que mostram os dados levantados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Os números são bastante oscilantes dentro de um mesmo ano, porém os mesmos mostram que entre 2009 e 2011 houve um aumento expressivo no número desse tipo de ocorrência, principalmente nos últimos cinco meses de 2011 em que os números superaram a média de variação. Ver gráfico abaixo.

Fonte: CIOSP

E não para por aí. Em 2011, somente nos quatro primeiros meses, foram contabilizadas, 127 ocorrências de incêndio em edificação. Já em 2012, este número subiu, nos mesmos meses, para 293 casos, mais que o dobro.

Os números são preocupantes, mas os trabalhos de prevenção realizados pela Diretoria Técnica do CBMSE não diminuíram. As vistorias e orientações nas edificações são constantes e já existe um planejamento para a realização de campanhas de prevenção junto às comunidades.

De acordo com o Diretor de Serviços Técnicos do CBMSE, Coronel Dórea, a falta de cuidados básicos ainda é a principal causa desse crescimento. Velas, lamparinas, iluminações à chama aberta colocados sobre móveis, além de irregularidades elétricas são as principais vilãs, afirma.

O coronel também disse que o descumprimento das normas técnicas de segurança contra incêndio em edificações, não só oferece um ambiente propício a este tipo de ocorrência como também dificulta as ações de combate desenvolvidas pelos bombeiros.

Na tarde da última segunda feira, dia 07 de maio, o registro feito pelo CIOSP foi de um incêndio em uma fábrica de reciclagem localizada nas proximidades da BR 101, saída de Aracaju. Não se sabe ainda a causa do incêndio. O fogo destruiu móveis, sucatas e, por pouco não se propagou para outras edificações. Ninguém ficou ferido.

Em resposta aos dados estatísticos aqui apresentados, o CBMSE vem buscando, aprimorar suas técnicas de combate capacitando o seu efetivo einvestindo na aquisição de equipamentos, visando otimizar seus recursos para garantir um melhor emprego do poder operacional.