17 de maio de 2023, 11:18

Curso de Operação de Aeronave remotamente pilotada do GTA


Publicada em 12/02/2019

O “Curso de Operador em Aeronave Remota e Operações Complexas” tem como principal objetivo formar operadores de Aeronaves Remotamente Pilotadas, comumente chamadas de “DRONES”, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe.

Os drones idealizados inicialmente para fins militares foram inspirados nas antigas bombas voadoras alemãs e também nos inofensivos aeromodelos recreativos e rádio-controlados. A realidade é que com o acesso a informações e o avanço tecnológico, os drones passaram a fazer parte também da rotina de uso civil, seja para brincadeiras inofensivas em áreas próprias para a prática ou para uso profissional em céu aberto e em espaço compartilhado com voos de aeronaves tripuladas.

O curso está sendo realizado pelo Grupamento Tático Aéreo de Sergipe em parceria com a Associação Brasileira de Multirrotores (ABM) e o Sergipe Drones.

Dentre as disciplinas abordadas durante o curso, estão: A história dos drones, Avaliação de risco operacional, fator humano na operação aérea, abordagem de prevenção criminal, solicitação de voo com aprofundamento no SARPAS, além de toda a legislação vigente para o tema, como, ICA 100-40, AIC N17, AIC N23, AIC N24, dentro outros.

O curso teve início nesta segunda-feira (11) e irá até quinta-feira (14) com a parte teórica das 08h as 12h e na sexta-feita (15) e sábado (16) será dado continuidade com a aplicação da parte prática com voos coordenados, que por sua vez será realizado na Vila Naval da Marinha na Barra dos Coqueiros.

Fonte e fotos: GTA