9 de maio de 2023, 09:05

Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária é realizado no Corpo de Bombeiros


Publicado em 19/08/2008

Por Dinah Menezes
Está sendo realizado no Quartel do Comando Central (QCG), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, que tem como objetivo formar multiplicadores nessa temática. A solenidade de abertura aconteceu na tarde da última segunda-feira, dia 18 de agosto.

“É um prazer contar com a realização desse curso pela primeira vez aqui na nossa corporação, que com certeza vai dar uma colaboração importante com relação a essa filosofia de segurança comunitária, que só vem a somar com os nossos ideais”, apontou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Santos Moura.

O curso é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com os órgãos envolvidos com a Segurança Pública do Estado. Estão participando 21 membros do Corpo de Bombeiros, bem como policiais militares e civis, além de representantes da sociedade civil.

Serão 44 horas de curso até o dia 29, no período da tarde, com as disciplinas “Relações Interpessoais e Formas de Intervenção”, “Direitos Humanos”, “Mediação de Conflitos”, “Polícia Comunitária e Sociedade”, “Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários” e “Gestão pela Qualidade na Segurança Pública”.

O comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel José Péricles Menezes de Oliveira, falou dos desafios da segurança pública no Estado. “Nós queremos uma polícia diferente, que quebre paradigmas, que se aproxime do cidadão.
Nós queremos mudar a cara da segurança pública de Sergipe e isso não se muda num estalar de dedos. Nós precisamos de muita determinação e contar com a participação dos senhores, que são multiplicadores dessa filosofia. Nós precisamos controlar os níveis de violência e criminalidade e nós só vamos fazer isso se nós tivermos sensibilidade e dialogarmos com o cidadão. Não tem outra forma”, afirmou.