18 de maio de 2023, 10:25
Deputada Goretti Reis aprova lei que institui o Dia da Policial Feminina de Sergipe
Publicado em 30/05/2019

Na última manhã desta quarta-feira (29), ocorreu a solenidade da aprovação do projeto de lei da deputada Goretti Reis (PSD), que propõe que 31 de maio seja comemorado o Dia da Policial Feminina de Sergipe, em respeito à igualdade de gênero. A data é alusiva em homenagem a subtenente PM Eliane Costa, que foi assassinada o ano passado, em uma tentativa de assalto.

A deputada Goretti Reis, acentua sobre a importância do projeto: “Tem 30 anos que Sergipe conta com a força feminina na luta diária pela preservação da ordem pública, e tem um projeto de lei de nossa autoria, o de Nº 84/2019, que determina o dia 31 de maio como o Dia da Policial Feminina, considerando as policiais militares e civis e bombeiras militares de Sergipe. É uma forma de reconhecimento às policiais femininas e uma homenagem como lembrança da colega Eliane Costa, que trabalhou com a gente aqui na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A gente vê que ainda temos um grande contingente de policiais do sexo masculino e destacamos a luta e a batalha que as policiais femininas travam para serem valorizadas em relação às suas promoções”, destaca a deputada.
A major Carla Cristina, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE, que esteve presente na solenidade, diz que ficou muito emocionada durante a apresentação. “A deputada fez uma homenagem à sargento Eliane que foi muito emocianante. Foi uma atitude muito gratificante pois precisávamos desse reconhecimento. A subtenente era uma pessoa muito boa, dedicada ao serviço, além de ser um exemplo de mãe, de esposa, de militar, então foi uma homenagem que emocionou a todos que esteve presente”, ressalta.

A subtenente Eliane Costa constituía a Assistência Militar da Alese desde 1998 e fazia parte da corporação desde 1993. Foi integrante da primeira turma feminina da Polícia Militar de Sergipe, tinha 25 anos de serviço quando foi vítima de um latrocínio. Sua morte completa um ano no próximo dia 31 , e irá se tornar uma data alusiva em homenagem às mulheres da segurança pública.
Por: Flávia Barreto