9 de maio de 2023, 08:54

Dia Nacional dos Bombeiros foi comemorado com Formatura Geral no QCG


Publicado em 02/07/2008

O Dia Nacional dos Bombeiros, 2 de julho, foi comemorado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) com uma Formatura Geral alusiva à data, realizada no Quartel do Comando Geral (QCG). A solenidade contou com a presença de bombeiros,familiares e diversas autoridades.

“É com imensa satisfação que estamos aqui nesta data para comemorar o Dia dos Bombeiros, que são profissionais que se distinguem pela bravura e que contam com grande credibilidade da população, em conseqüência do trabalho realizado no dia-a-dia, no cumprimento da sua nobre missão de vidas alheias e riquezas salvar. Quero agradecer a cada praça e oficial que integra ou integrou esta corporação, dando a sua contribuição para o engrandecimento desta instituição”, afirmou o comandante geral do CBMSE, coronel Reginaldo Santos Moura.

O comandante ressaltou ainda os avanços recentes da corporação. “No nosso Estado, nos últimos anos, houve um crescimento do poder operacional da instituição, com a aquisição de viaturas e equipamentos. Nosso efetivo, apesar de ainda aquém das nossas necessidades, teve um ganho significativo com a convocação recente de 100 bombeiros. Contamos com uma importante melhoria nas condições de trabalho dos mergulhadores, a criação e ativação de mais uma unidade operacional localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, além de reformas em diversas unidades, da realização de concurso para oficiais e de cursos e treinamentos que estão sendo realizados”, apontou.

Na solenidade, foi realizada uma homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargador Artêmio Barreto, que ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros para a sociedade. “São 152 anos oficialmente prestando serviços a este país. O combate é diuturno, constante. O bombeiro não apaga fogo apenas, mas o bombeiro salva o náufrago, resgata aquele que num acidente está preso nas ferragens de um automóvel, resgata quem cai num vala, num rio ou até mesmo nos canais. Enfim, o bombeiro é um presença constante na vida da sociedade, inclusive essa participação no combate à dengue é uma demonstração de que o trabalho dos bombeiros vai muito além. Eu me sinto muito feliz em estar aqui recebendo esta homenagem”, declarou.

Ainda dentro da programação comemorativa, está sendo realizado um Torneio de Futebol, no clube dos oficiais, até o dia 4 de julho; no dia 3 de julho haverá um torneio de natação no Batistão, a partir das 7 horas; e no dia 5 de julho haverá uma edição especial do projeto Bombeiros na Comunidade no município de Ribeirópolis.

Dia de Bombeiro – Ainda no dia 5, será realizado o projeto “Dia de Bombeiro”. Seis pessoas, que vão estar representando a sociedade sergipana, vão vestir a farda dos soldados do fogo e passar por simulações de salvamento que esses profissionais enfrentam todos os dias.

Serão bombeiros honorários João Vitor, de 5 anos, que se recupera de uma leucemia com a ajuda da doação voluntária de sangue de bombeiros; o lutador Falcão; a jornalista Lanne Pacheco; o fundador da Escolinha Zebra, Paulo Santos; além de dois parentes de bombeiros.

O ponto de encontro será o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na rua Siriri, às 7h30 do dia 4 de julho, sexta-feira. De lá, eles seguem para o destacamento Bombeiro Militar – Infraero, no aeroporto de Aracaju, onde serão passadas noções básicas de primeiros socorros, além da realização de rappel e simulação de combate a incêndio.

Texto : AL CFSD Dinah Menezes

Jornalista DRT 888/SE

Centro de Ensino e Instrução (CEI)