16 de maio de 2023, 11:04

Divulgados editais de concurso para soldado e aspirante do Corpo de Bombeiros

Publicada em 04/04/2018

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quarta-feira (04), dois editais de concurso público para preenchimento de 212 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). O edital nº 02/2018 dispõe sobre 200 vagas para soldado e o edital nº 03/2018 trata da seleção de 12 cadetes (alunos oficiais). O concurso será executado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e gerenciado pelo CBMSE e pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG). A inscrição para cada um dos dois concursos custa R$ 100 e foi prorrogada até o dia 10/05, podendo ser feita no endereço eletrônico www.ibfc.org.br.

A primeira etapa de ambos os concursos está prevista para ocorrer no dia 03/06, em Aracaju/SE. O concurso para soldado combatente terá quatro etapas: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica e pesquisa da conduta social, da reputação e idoneidade. Para esse cargo, serão 180 vagas em ampla concorrência (144 para o público masculino e 36 para o feminino) e 20 vagas para afrodescendentes (16 masculino e 4 feminino). A remuneração, após a aprovação no Curso de Formação de Soldado, é de R$ 3.370.

Os soldados BM são responsáveis pela execução de atividades como prevenir e combater incêndios; controlar situações de pânico e realizar serviços de busca e salvamento (aéreo, terrestre, aquático e em altura); desenvolver atividades educativas, incêndio e pânico; executar ações de atendimento pré-hospitalar e socorros de urgência; conduzir e operar viaturas; realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico; executar atividades de defesa civil; executar as ações de segurança pública no âmbito das atividades de bombeiro militar.

Dentre os requisitos básicos para admissão no cargo de soldado, o aprovado no concurso deve possuir certificado de conclusão do Ensino Médio; ter idade entre 18 e 35 anos (na data da inscrição) e altura mínima de 1,65 m (quando do sexo masculino) e de 1,60 m (sexo feminino); possuir Carteira Nacional de Habilitação (no mínimo, na categoria B) e estar apto física e mentalmente, não apresentando deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo.

A prova objetiva da 1ª etapa do concurso de soldado, de caráter eliminatório e classificatório, terá questões de Língua Portuguesa, Informática Básica, Atualidades, Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Noções de Direito e Legislação pertinente ao CBMSE. Os melhores classificados na prova objetiva serão convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF), que é composto pelos seguintes testes: Barra Fixa, Abdominal, Flexão, Corrida de Fundo e Natação.

Já para o concurso de cadete, além das provas cobradas no concurso de soldado, os candidatos terão prova discursiva na primeira etapa. Em ampla concorrência, serão 9 vagas para o público masculino e 2 para o feminino, além de 1 vaga afrodescendente para o público masculino. Dentre os requisitos básicos, o candidato a oficial deve ter certificado de conclusão do Ensino Superior em qualquer área de conhecimento. Após a aprovação no Curso de Formação de Oficiais, o aspirante recebe remuneração inicial de R$ 9.236,39.

O candidato aprovado em todas as etapas do concurso será matriculado no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em estabelecimento de ensino superior cujo curso seja reconhecido, pelo órgão competente, como correspondente à graduação de nível superior. O cadete BM será formado para desempenhar as funções de comando, inerentes à carreira de oficial BM, referentes à liderança de pessoal na execução de atividades administrativas e operacionais de competência do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, em todas as áreas de atuação.

A prova objetiva para aspirante a oficial, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída de questões de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), Informática Básica, Atualidades, Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe, Matemática, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Noções de Direito, Legislação pertinente ao CBMSE. Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos habilitados e melhores classificados na prova objetiva. A prova discursiva será realizada na mesma data da prova objetiva e constituir-se-á de uma redação cujo tema será fornecido no momento da prova. O Teste de Aptidão Física (TAF), assim como o do concurso de soldado, é composto pelos testes de Barra Fixa, Abdominal, Flexão, Corrida de Fundo e Natação.

O prazo de validade do presente concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. Acesse o conteúdo completo dos editais nos links abaixo:

Concurso Público – Soldado BM – 3ª Classe (Combatente) – Edital Nº 02/2018

Concurso Público – Cadete BM – Aluno Oficial (Combatente) – Edital Nº 03/2018