16 de maio de 2023, 09:17
Equipe de Mergulho realiza busca no povoado Ilha do Ouro
Publicada em 16/05/2016
Na tarde do último domingo (15), mais um caso de afogamento foi registrado em Sergipe, desta vez, o incidente aconteceu no povoado Ilha do Ouro, município de Porto da Folha. Cinco jovens faziam uma travessia de barco, algo comum e realizado diariamente no rio São Francisco, quando a embarcação acabou virando, e apenas quatro deles conseguiram chegar até as margens.
O Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Gmar) se deslocou até o povoado, na manhã desta segunda-feira (16), onde mergulhadores iniciaram as buscas no local pelo corpo da jovem Antônia Liandra Santana dos Santos, de 17 anos.
Tendo como finalidade o trabalho ou a busca pelo lazer, muitas embarcações utilizadas nesse tipo de travessia não possuem os devidos itens de segurança, como coletes salva-vidas. Além disso, os passageiros não recebem orientações de segurança antes da viagem. O Corpo de Bombeiros ressalta a importâcia de somente utilizar embarcações que estejam legalizadas pela Marinha do Brasil.
De acordo com o tenente-coronel Hector Monteiro, comandante do Gmar, somente neste final de semana, os bombeiros foram acionados para resgatar três corpos de vítimas de afogamento, um na cidade de Estância, outro em Tomar de Geru e este último caso, no povoado de Ilha do Ouro.
“Já foram contabilizados 33 resgates com vítimas em óbitos somente este ano. É um quadro bastante preocupante. Para evitar fatalidades como essas, as pessoas precisam utilizar embarcações seguras, além de atentar-se quanto aos riscos de afogamento e necessidade de garantir a segurança nos locais de banho desconhecidos, pois podem encontrar correnteza e não conseguir voltar às margens”, ressaltou o tenente-coronel.