21 de dezembro de 2023, 09:01

Equipe do Canil do CBMSE participa de evento em Pernambuco voltado para certificação de cães de busca e salvamento


Integrantes do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), participaram entre os dias 06 e 15 de dezembro, da 3ª Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento – Etapa Nordeste, e do 2° curso de árbitros de busca e resgate com cães do Brasil. Os bombeiros militares sergipanos participantes foram os sargentos Thiago Garcia e Cláudia Cruz e os soldados Nycolle e Samuel Santos.

As atividades foram realizadas no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) no município de Abreu e Lima, na Grande Recife. Os concludentes receberam certificados e troféus. Além dos bombeiros sergipanos, participaram militares dos estados de Pernambuco, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Curso de Formação de Árbitros

O sargento do CBMSE, Thiago Garcia foi o representante de Sergipe no 2° Curso de Árbitros de Busca e Resgate com Cães do Brasil, que aconteceu também em Pernambuco entre os dias 6 e 15 de dezembro, no qual os participantes foram capacitados para atuarem como árbitros nas provas de certificação de cães de busca, resgate e salvamento.

Certificação de cães

Nessa etapa, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de dezembro, participaram a sargento Cláudia, com o cão Thor, e a soldado Nycolle, com a cadela Jurê. Os dois cães obtiveram certificação estadual para buscas de restos mortais nível V em ambiente rural.

Para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento, o binômio formado pelo militar e o cão precisa passar pela certificação, garantindo que os cães demonstrem habilidades como obediência, resistência e olfato para o trabalho em operações de emergência como desabamentos, deslizamentos, resgate de pessoas perdidas em área de vegetação ou busca de cadáveres.

Por: ASCOM/CBMSE