12 de maio de 2023, 09:43
Estrutura predial do Hotel Palace é tema de coletiva no Corpo de Bombeiros
Publicado em 15/07/2015
Após informações veiculadas nas redes sociais sobre um possível e iminente risco de desabamento do Hotel Palace, localizado na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) promoveu, no final da tarde desta sexta-feira (14), uma coletiva de imprensa no quartel do comando geral, para prestar esclarecimentos à população acerca das vistorias realizadas no decorrer dos últimos anos no prédio. Além do comandante do CBMSE, estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Turismo, Defesa Civil de Aracaju, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Matheus, não há risco de desabamento, mas há vários riscos de menor importância que estão sendo trabalhados pela Defesa Civil do Município e outros órgãos, a fim de evitar a decisão mais drástica de interdição. ” Há infiltrações graves no prédio, descolamento de pastilhas, risco de queda das vidraças. Todos esses itens já foram pontuados em reunião com o Ministério Público, para que o poder público possa sanar os problemas”, destaca.
O Estado preocupa-se com a segurança das pessoas que trabalham e transitam pelo prédio, tanto que o Secretário Estadual de Turismo, Fábio Henrique, informou que na última terça-feira (11), houve uma reunião no MP, provocada pelo Governo, justamente para ajustar as medidas necessárias para que não haja risco. “A torre pertence ao Estado e há mais sete salas que também pertencem ao Estado. Ali também existe um andar inteiro que pertence à União e existem várias salas que pertencem a particulares. Isso, de certa forma, dificulta a tomada de qualquer iniciativa porque você tem que envolver, e o Ministério Público está fazendo isso, chamando todos os interessados, inclusive os proprietários das salas do antigo Hotel Palace”.
O Estado solicitou junto ao CBMSE e ao Crea a produção de relatório de inspeção que foi realizado na última quinta-feira (13), a partir da qual serão realizadas novas inspeções para coleta e análises laboratoriais que permitirão um diagnóstico mais preciso da gravidade estrutural da edificação. O prazo para conclusão do relatório é de 60 dias.
Como medida preventiva, o comandante do CBMSE, coronel Erivaldo Mendes, relatou que outros órgãos foram acionados. “O município de Aracaju também participará do processo, por meio da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), a qual realizará o trabalho de retirada dos ambulantes que ali ficam na via pública, objetivando a redução dos riscos. Junto ao Governo Estadual, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), será solicitada a colocação de uma tela para que eventuais objetos que se desloquem, a exemplo de pastilhas ou vidro, não caiam diretamente sobre o chão”, conclui.
Texto: Ascom SSP