10 de maio de 2023, 09:26

Futuros cabos do Corpo de Bombeiros fazem cursos de Resgate Técnico e Suporte Básico de Vida


Publicado em 21/07/2010

 

Desde o dia 25 de maio o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realiza mais um Curso de Formação de Cabos (CFC). A turma passa agora pela etapa de complementação de ensino, com a realização dos cursos de Resgate Técnico e Suporte Básico de Vida, com a finalidade de promover o aprimoramento técnico-profissional dos militares.

O curso de Resgate Técnico tem como objetivo capacitar os bombeiros visando a utilização de técnicas verticais necessárias para o resgate de vítimas em situações que envolvam altura. O curso contará com duas turmas, com aulas de 19 a 28 de julho e 2 a 11 de agosto. As instruções acontecem no Quartel do Comando Geral (QCG).

Já o curso de Suporte Básico de Vida visa padronizar as técnicas e procedimentos adotados no atendimento de vítimas de trauma, tendo como base a aplicação do protocolo do Grupamento de Socorros Especiais (GSE), bem como os protocolos nacionais e internacionais existentes. O curso será ministrado no Centro de Ensino e Instrução (CEI) do Corpo de Bombeiros, também em duas turmas, de 19 a 24 de julho e de 2 a 7 de agosto.

Com previsão de término para o mês de agosto, o Curso de Formação de Cabos habilita os bombeiros que participam à sua primeira promoção como praças, além de prepará-los para atuar em novas funções inerentes à graduação. Como o cabo exerce funções de comando, o curso conta com disciplinas como Chefia de Liderança e Comando Operacional, entre outras.