16 de maio de 2023, 09:14

Guarda-vidas recebem treinamento em Suporte Básico de Vida


Publicado em 03/02/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Profissionais do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Gmar/CBMSE) participam, nesta quarta-feira (03), no quartel do comando geral, em Aracaju/SE, de um Curso de Capacitação em Suporte Básico de Vida. Com o objetivo de atualizar o conhecimento dos guarda-vidas e mergulhadores acerca dos novos protocolos de urgência e emergência, modificados no final do ano passado.

O treinamento inclui técnicas de imobilização, reconhecimento de vítima crítica, reanimação em vítimas de parada cardiopulmonar (PCP) e uso do desfibrilador externo automático (DEA). De acordo com o instrutor das aulas, 2º sargento BM Dênison Pereira, a necessidade de promover este curso surgiu justamente da atualização dos protocolos, que auxiliam na determinação de um padrão de assistência e de fluxos assistenciais, desde a regulação até a intervenção.

“Dentre as mudanças estão a frequência das compressões cardíacas, que agora é de 100 a 120 por minuto, e a força imposta pelo socorrista no tórax da vítima, que deve ser aprofundado de 5 a 6 cm. O objetivo é que os guarda-vidas utilizem esse conhecimento no seu dia a dia de trabalho. No atendimento a uma vítima de afogamento grau 6, por exemplo, a reanimação em tempo hábil vai dar todo suporte de vida ao paciente, até a chegada da ambulância de transporte e da equipe de suporte avançado de vida”, explica Dênison.