16 de maio de 2023, 11:07

Guarda-vidas usam novas bandeiras para sinalizar perigo nas praias


Publicada em 16/04/2018

  O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe adquiriu 100 bandeiras de sinalização de perigo para orientar banhistas sobre áreas de risco de afogamentos nas praias de Aracaju. O novo material, que começou a ser usado na última sexta-feira (13), está distribuído desde a Coroa do Meio até o Mosqueiro, em pontos estratégicos.

De acordo com o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), tenente-coronel BM Hector Monteiro, as bandeiras são colocadas diariamente, às 7h, e realocadas conforme a mudança de maré. “As bandeiras contribuem para orientação e prevenção de afogamentos. Quando o local não oferece mais risco e passam a ser pontos seguros para banho, elas são retiradas. Mas permanecem em locais de constante perigo, de maior incidência deste tipo de ocorrência, como a praia da Coroa do Meio”, explica.

Os guarda-vidas, que atuam de forma preventiva fixa ou percorrendo as praias em uma viatura, passaram um período sem o uso deste tipo de sinalização porque algumas bandeiras antigas tinham se desgastado naturalmente e outras danificadas por atos de vandalismo. “Solicitamos aos banhistas que evitem retirar as bandeiras dos locais e que, se acharem alguma delas derrubada na praia, que entregue ao Corpo de Bombeiros, porque elas são grandes aliadas para evitar afogamentos. Em caso de dúvidas, reclamações e/ou sugestões, ligue 3243-3677 ou procure o posto de guarda-vidas na Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia”,diz Hector.