16 de maio de 2023, 09:39

II Aquatlhon do CBMSE homenageia o Dia do Guarda-vidas


Publicada em 28/12/2016

 

Em comemoração ao dia alusivo aos guarda-vidas, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã de hoje (28) o II Aquatlhon, uma competição esportiva que combinou 300 metros de natação em águas abertas e 3 km de corrida na areia da praia, tendo como participantes servidores da segurança pública, forças armadas e atletas convidados.

A competição teve início com a natação na praia da Coroa do Meio, em que os participantes tiveram que contornar uma boia e retornar para a areia da praia, iniciando uma corrida em direção à linha de chegada que ficava próximo ao posto de guarda-vidas, na Passarela do Caranguejo da Orla de Atalaia.

Para o comandante geral do CBMSE, o coronel Eduardo Carlos Santos Pereira, a realização do II Aquatlhon do Corpo de Bombeiros representa um avanço das atividades exercidas por esses profissionais, bem como uma integração com os demais órgãos que fazem parte da segurança pública do nosso Estado. “Para nós é um prazer imenso ter a participação de todos esses atletas, pois é um conhecimento do trabalho que a gente desenvolve junto a essa sociedade, a qual fornecemos segurança”, ressaltou o comandante.

O capitão José Messias, organizador da competição, afirma que o evento é de suma importância para a corporação, no sentido de motivar o efetivo. “Nesse ano resolvemos homenagear o dia do guarda-vidas, que é hoje, dia 28 de dezembro, para abrilhantar ainda mais essa profissão. Eu me sinto honrado e muito gratificado em poder realizar este evento”, afirmou o capitão Messias.

 

 

De acordo com o cabo Byron Silva, integrante da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) e idealizador do Projeto Estrelas do Mar em Aracaju, foi muito bom ter participado dessa competição pela primeira vez, conseguindo concluir todo percurso. “A gente acha muito importante essa iniciativa dos Bombeiros, incentivando a prática de esportes e uma vida saudável. Então estamos muito felizes pelo convite feito ao Estrelas do Mar e à Polícia Militar de Sergipe”, concluiu o cabo Byron.

Na categoria geral masculino, subiram ao pódio: Marlúcio Ramos da Costa, triatleta profissional sergipano e convidado pela corporação, que conquistou o primeiro lugar; Marcelo Pascarella, tenente-coronel do Exército e subcomandante do 28º Batalhão de Caçadores, que ganhou a medalha de prata; ficando em terceiro lugar, o cabo do exército, José Roniclézio da Silva.

Três bombeiros, todos integrantes do Grupamento Marítimo do CBMSE, subiram ao pódio na categoria masculino militar: o capitão José Messias dos Santos, o 2º sargento Moisés Nascimento e o soldado Enoque Souza; em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A única participante do sexo feminino foi a 1º tenente Antenora Lins, do CBMSE, que ainda chegou em 8º lugar geral dentre mais de 50 competidores. “A prova foi muito difícil, pois grande parte tivemos que nadar contra a correnteza, e esta é uma das praias mais perigosas do Brasil, precisando muita cautela para nadar nela. Toda a organização está de parabéns, pois proporcionaram um belo evento e com ótimas premiações”, ressaltou a tenente.