9 de maio de 2023, 11:51

Inclusão, diversão e aprendizagem: tem início mais uma edição do Projeto Golfinho


Publicado em 04/01/2010

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã desta segunda (4), na praia de Atalaia, teve início mais uma edição do Projeto Golfinho, uma espécie de colônia de férias que visa levar informações úteis a crianças e adolescentes, para a formação de cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades para com eles mesmos, a sociedade e o meio ambiente.

Todos os anos, sempre no mês de janeiro, alunos da rede pública municipal e estadual de ensino são levados à praia de Atalaia pelo Corpo de Bombeiros para uma semana inteira de palestras educativas sobre riscos em locais de banho, primeiros socorros e boas práticas ambientais, além de muita diversão.

Esta, que já é a 9ª edição do Projeto, pretende mobilizar 360 alunos participantes que estejam incluídos na faixa etária entre sete a dezessete anos. Além desses alunos, o projeto também contempla crianças e adolescentes com restrições sensitivas (visão, audição e outras), motoras ou que necessitem de um processo educacional especializado, sem, no entanto, deixar de promover a inclusão dessas crianças no convívio social com marcas de solidariedade e cidadania.

Para o Tenente do Corpo de Bombeiros Márcio Fabio Silvio Caldas, um dos coordenadores do Golfinho, participar do projeto é muito gratificante, principalmente pela oportunidade de interação com crianças que precisam de uma atenção especial e que, não raramente, também ensinam lições importantes de vida para todos, pois elas têm sede de conhecimento e são apaixonadas pela vida. “Desde o primeiro momento, percebi a alegria daquelas crianças, percebi a felicidade delas e isso traz uma realização profissional que o dinheiro não pode pagar”, comentou o Tenente Caldas.