9 de maio de 2023, 09:37
Inclusão social marca início do Projeto Golfinho 2009
Publicado em 05/01/2009
Por
Dinah Menezes
“Me diverti muito, conheci novos amigos e aprendi a escovar os dentes direitinho”, conta animada a estudante Claudiane Barbosa Santos, 13 anos, sobre a manhã que passou hoje, segunda-feira, no início do Projeto Golfinho 2009. Ela é atendida pela Associação de Amigos da Oncologia (AMO), uma das instituições participantes este ano do projeto realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), em parceria com a Petrobras, que através de diversas oficinas visa prevenir os afogamentos entre crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos.
“É muito importante para as nossas crianças e adolescentes participar de projetos como esse. Além deles estarem aprendendo muita coisa, é uma forma de inclusão na sociedade, de troca de experiências com outros meninos e meninas da mesma idade”, avalia a voluntária da AMO, Maria Augusta.
O projeto foi aberto às 8 horas, na quadra de esportes em frente ao Grupamento Marítimo (GMAR) do Corpo de Bombeiros, na orla da Atalaia, pelo comandante geral do CBMSE, coronel Reginaldo Santos Moura. “Esse é um projeto importante, que está na sua 9ª edição com muito sucesso, reduzindo o número de afogamentos nas nossas praias”, afirmou.
O clima era de festa entre os 420 participantes devidamente uniformizados e cheios de energia da AMO, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada-SE), da Organização Não Governamental Criança e Liberdade (Criliber), filhos de militares e alunos das escolas Anísio Teixeira (municipal), Florentino Menezes (municipal), José Alves do Nascimento (estadual), da Escola de Ensino Fundamental Roberto Simonsen (SESI) e do Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio do SESI Jair Meneguelli.
O projeto na praia vai até o dia 23 de janeiro com três turmas, uma em cada semana, participando de oficinas sobre noções básicas de “Prevenção durante o banho de mar” e “Primeiros Socorros”, com militares do Corpo de Bombeiros; “Meio Ambiente”, com o Instituto Mamíferos Aquáticos; “Higiene Bucal”, com alunos da Universidade Tiradentes; “Drogas”, com a Acadepol; além de visita ao Oceanário e recreação.
Depois disso, guarda-vidas do GMAR darão continuidade a esse trabalho de prevenção indo até escolas públicas e particulares. Tudo isso é possível graças ao apoio de instituições como o Banco do Brasil, GBarbosa, Unimed, Sesi e Sociedade Semear. “É uma honra estar participando como parceiro deste projeto, porque através de ações preventivas ele está preparando os cidadãos do futuro com informações extremamente importantes para uma região litorânea e essas crianças com certeza vão fazer a diferença nas praias”, apontou o superintendente do Sesi/SE, Acrízio Campos.
Confira a programação da primeira semana do Projeto Golfinho 2009
Segunda-feira, dia 5
8h: Abertura do Projeto Golfinho 2009
9h: Oficina de higiene bucal e teatro sobre o tema
10h: Intervalo para o lanche
11h: Banho de mar
11h40: Embarque das crianças
Terça-feira, dia 6
8h: Oficina de prevenção ao banho de mar
9h30: Intervalo para o lanche
10h: Oficina do Programa de Informações e Conscientização sobre Drogas
11h: Banho de mar
11h40: Embarque das crianças
Quarta-feira, dia 7
8h: Oficina de primeiros socorros
9h30: Intervalo para o lanche
10h: Oficina de Meio Ambiente
11h40: Embarque das crianças
Quinta-feira, dia 8
8h: Visita ao Oceanário /Turma A
8h: Banho de mar /Turma B
9h30: Intervalo para o lanche /Turmas A e B
10h: Visita ao Oceanário /Turma B
10h: Banho de mar /Turma A
11h40: Embarque das crianças
Sexta-feira, dia 9
8h: Recreação com disputas em equipes
11h: Intervalo para o lanche
11h: Entrega de certificados e embarque das crianças