11 de maio de 2023, 10:00

Major Yana é a primeira mulher a comandar o Grupamento Marítimo do CBMSE


Publicada em 23/01/2014

A major do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe Yana Thalita dos Santos Araújo é a nova comandante do Grupamento Marítimo (Gmar). Ela assumiu oficialmente o cargo na primeira semana de janeiro, após ser nomeada pelo Comandante Geral. A mudança de função seria apenas mais uma na rotina administrativa da instituição, não fosse pelo fato da major Yana ter se tornado a primeira mulher a assumir o comando do grupamento.

Antes de assumir o atual desafio de comandar o Gmar, a oficial acumulou vasta experiência em outras unidades da corporação, a exemplo da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), Corregedoria e Gabinete do Comando Geral. Ela também já desempenhou a função de sub-comandante do 1º Grupamento de Bombeiros, além de ter participado da equipe da Defesa Civil Estadual.

A carreira

A major Yana concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no ano de 2003, no Estado do Pará. Em 2012, quando ocupava o posto de capitã, ela realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) no vizinho Estado da Bahia, o que lhe permitiu o acesso ao posto de oficial superior.

Fonte:ASCOM/CBMSE