25 de maio de 2023, 12:19

Militar do CBMSE realiza estudo sobre resistência de estruturas de concreto em caso de incêndio


Verificar a perda da capacidade de carga de uma viga de concreto armado quando submetida a uma situação de incêndio. Esse foi o principal objetivo de um experimento realizado pelo cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Anderson Henrique Fortuna de Souza, que é graduando em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), sob a orientação do professor Euler Wagner Freitas Santos. A atividade prática foi realizada na última quinta-feira (18), na Diretoria de Ensino e Pesquisa do CBMSE (DEP), em Aracaju.

O bombeiro Anderson de Souza explicou que foram moldados nove protótipos de vigas, dos quais, seis foram para a queima no contêiner usado para a simulação do incêndio e três ficaram de fora para referência. “Após a queima, foi feita a ruptura dos protótipos de viga submetidos ao fogo e comparada a capacidade de carga com os que não foram queimados para entendermos se houve perda dessa capacidade e em que nível isso aconteceu”, ressaltou.

Ainda de acordo com o bombeiro, o conhecimento da resistência dos materiais quando expostos a altas temperaturas é muito importante pois possibilita que nós, profissionais que atuamos no combate a incêndios, possamos tentar identificar com certa antecedência, eventuais pontos de ruptura ou colapso de estruturas, reduzindo o risco de acidentes, destacou.

Os resultados da pesquisa serão conhecidos após a elaboração do relatório final que deverá acontecer no início do próximo mês de julho.

Fonte: Ascom/CBMSE


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress