12 de maio de 2023, 10:47

Militares do CBMSE participam da XV edição do SENABOM


Publicada em 13/11/2015

 

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe participaram do XV Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), que foi sediado no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na cidade de Goiânia, entre os dias 11 e 13 do corrente mês.

O Senabom é considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do País. Tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.

Durante a realização do evento, o comandante geral do CBMSE, Coronel Regnaldo Dória de Freitas, participou das reuniões do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros do Brasil (CNCG), do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil-LIGABOM e da Organização de Bombeiros Americanos-OBA.

Na ocasião, os sargentos Jocivaldo Pureza, Josenildo Moraes e Roberto Bastos participaram do Campeonato Internacional de Técnicas Verticais e Resgate. Cada equipe teve que demonstrar que seus participantes eram qualificados e que tinham conhecimento em técnicas de resgates verticais, envolvendo provas com atividades de progressão em corda; resgate e autorresgate e içamento; sendo considerados os tempos de realização de cada exercício.

Dentro da programação das publicações de artigos científicos, o capitão Silvio Prado apresentou seu trabalho intitulado: “Estudo de caso: Busca e Resgate em desabamento de prédio”, em que aborda  o resgate de uma família que foi retirada dos escombros de um prédio que desabou em julho de 2014, na cidade de Aracaju/SE. Essa operação teve o capitão Silvio a frente da operação, pois o mesmo é especializado em Busca, Resgate e Salvamento em Estruturas Colapsadas (BRESC).