10 de maio de 2023, 10:59

MUITOS INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO PODEM SER EVITADOS


Publicada em 30/01/2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Janeiro é, sem dúvida, um dos meses com o maior número de solicitações ao Corpo de Bombeiros envolvendo incêndios em vegetação. São muitas as causas e fatores que propiciam e favorecem esse tipo de ocorrência. Contudo, um dos principais motivos provocantes da formação do “fogo incontrolável” está no descuido e negligência humana.

”O homem sábio rejeita a imprudência, cumpre suas obrigações e não desrespeita seus limites”.  Queima de lixo, fogo colocado em roça próximo a vegetação extensa, são algumas causas de grandes incêndios. Prova disso, foi a recente,e tão divulgada queima no Parque Nacional Serra de Itabaiana, mais de 50 hectares afetados. Com enormes prejuízos à fauna e flora, o fogo também afeta diretamente as nascentes, que dependem da vegetação para se manter. Queimando a vegetação, as nascentes estão comprometidas causando prejuízos à comunidade que depende daqueles riachos para a sobrevivência, de acordo analista ambiental, Marleno Costa.

Na quarta-feira, 30, uma queima de lixo no bairro Cidade Nova, acabou ficando descontrolada. Espalhando rapidamente pela vegetação seca, formou uma grande fumaça, mas com a ação rápida de populares, e chegada do Corpo de Bombeiros o incêndio foi controlado.