19 de maio de 2023, 11:01

Oficial do CBMSE conclui Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga


Publicada em 13/12/2021

O capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Remilton Silva é um dos dez concludentes do Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), realizado pela Polícia Militar de Sergipe (PMSE), entre os dias 01 e 10 de dezembro, no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano. O curso teve início com cinquenta participantes mas apenas dez conseguiram concluir e o oficial do CBMSE foi o segundo colocado na classificação final.

“ Nós bombeiros fazemos muitos resgates naquele ambiente hostil e durante o curso nós aprendemos a fazer diversas técnicas de resgate de feridos suportando condições totalmente adversas daquele bioma, como a escassez de água e de alimentos. Nós somos desafiados a avançar e romper limites físicos para concluir a missão que é dada”, destacou o capitão Remilton.

O oficial afirmou ainda que, apesar da escassez, o treinamento ensina a conhecer e aproveitar as riquezas que o ambiente de caatinga oferece. “Apesar de vermos diante dos nossos olhos a escassez de água e de alimento, o curso ensina a extrair os recursos naturais do próprio ambiente, visando à sua sobrevivência. É um curso muito significativo para qualquer profissional de segurança pública, independente de ser bombeiro ou policial, destacou Remilton.

O profissional de segurança pública concludente do curso é considerado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade numa das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. O capitão BM – Remilton Silva, juntamente com o subtenente Jocivaldo Luzia, que concluiu o curso em 2019, são os dois únicos militares do CBMSE com essa formação desde a criação da Companhia Especializada em Operações em Áreas de Caatinga da PMSE, em maio de 2008.

Fonte: ASCOM/CBMSE

Fotos: Ten Cel BM – Danilo e subtenente BM – Jocivaldo


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress