16 de maio de 2023, 10:07

Primeiro ciclo de palestras sobre Autismo é realizado com apoio dos Bombeiros


Publicado em 01/05/2017

 

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mas muito pouco ainda é discutido sobre o assunto e, as abordagens a respeito do tema são pouco difundidas. Com o intuito de ressaltar a importância do debate sobre essa temática, alguns bombeiros, que são pais, mães e amigos de autistas, idealizaram o primeiro ciclo de palestras, buscando apoio com profissionais da área e com o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

Na manhã deste último sábado (29), o subcomandante geral do CBMSE, coronel Gilvan Paixão, fez a abertura do primeiro ciclo de palestras sobre o autismo, tendo como público-alvo: pais, estudantes e profissionais da área de saúde. Os temas foram abordados e debatidos no auditório Professora Neuzice Barreto de Lima, localizado no Quartel Central do CBMSE, e contou com a presença de profissionais da área terapêutica, psicológica e ocupacional.

A terapeuta ocupacional, Michelle Bezerra, abordou sobre a importância dos estímulos sensoriais para o desenvolvimento da criança. “Os estímulos, nos primeiros anos do desenvolvimento infantil, são decisivos e fundamentais para a formação da personalidade, pois há na sua vida adulta e profissional uma grande influência cultural, social, econômica e psicológica”, afirma a terapeuta.

A ‘Abordagem pela psicologia, ciência e realidade familiar’ foi o tema tratado pela psicóloga Virna Valadares. Durante a palestra, ela apresentou sobre as transformações ocorridas em famílias que possuem um membro com autismo, verificando as adaptações que eles vivenciam diante da síndrome, por meio da compreensão da dinâmica familiar.

João Barbosa Pereira Junior, especializado em acupuntura para saúde mental, falou acerca de ‘Como é o autismo para a medicina chinesa e como tratá-lo com acupuntura’, que é uma técnica amplamente usada como parte da medicina tradicional chinesa e está cada vez mais sendo incorporada pelos países ocidentais para o tratamento de diversos problemas de saúde.

Os idealizadores do evento, 1° tenente Marcos Lima e o 2° sargento Gildomar França, deram seus depoimentos de como é difícil conciliar a vida profissional com a pessoal durante o tratamento dos filhos autistas, pois demanda tempo e requer muita dedicação. Os participantes do evento também foram agraciados com a apresentação de voz e violão do 1º tenente Osni Chaves.

 


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress