19 de maio de 2023, 10:59

Programa Reformação(Edição/2021) realiza mais um encontro


Publicada em 03/12/2021

Autoconhecimento, identidade e valores pessoais, foram os temas do 1º encontro do Programa Reformação, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (03), no Espaço Sebrae da avenida Tancredo Neves, em Aracaju. A iniciativa, que busca valorizar os integrantes da corporação com mais de vinte e oito anos de carreira, promove por meio de atividades multidisciplinares, apoio no desenvolvimento pessoal para reserva remunerada, com foco na qualidade de vida nessa nova etapa da carreira.

Hoje nós estamos nesse primeiro módulo do Reformação trabalhando sobre o tema identidade. E para falar dessa temática tão importante nós convidamos a psicóloga Lisandra Soares, que está contribuindo bastante para essa questão das pessoas se identificarem, destacou a coordenadora do Programa Reformação, tenente Rosângela Gomes. “Não somos apenas militares. Assumimos papel de pai, de mãe, primo, irmão e precisamos compreender isso para superarmos algumas questões que surgem na aposentadoria”, ressaltou.

Palestra

A psicóloga e Mestra Lisandra Soares, afirmou que a iniciativa do Programa Reformação é muito importante, ainda mais para os militares, que geralmente tem toda uma cultura envolvida, a questão do militarismo, uma visão mais concreta das coisas. “Identidade diz respeito à nossa visão de nós próprios, e muitas vezes, uma pessoa que passou trinta anos no mesmo serviço acaba tendo que quebrar esse paradigma na forma em que ele se enxergava, pra agora precisar assumir outros papéis. se enxergando de uma outra maneira no processo de aposentadoria”, explicou Lizandra, ao reforçar que é essencial trabalhar essa realidade nos militares que estão para se aposentar.

O Programa de Preparação para a Reserva/Reforma (Reformação – Edição 2021) é composto por cinco módulos teóricos e práticos na modalidade presencial e que devem ocorrer quinzenalmente, com de encerramento desta edição para o mês de abril do ano que vem.

Fonte: Ascom/CBMSE

Fotos: Edmilson Leite