16 de maio de 2023, 11:15

Programação de aniversário do CBMSE tem continuidade com ações de bem estar


Publicado em 05/10/2017

Com foco na busca pelo bem estar dos profissionais que atuam nas diversas atividades operacionais e administrativas do Corpo de Bombeiros, a corporação disponibilizou na manhã desta quinta-feira (05), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Aracaju/SE, sessões de massagens, acupuntura e reiki, além de ginástica laboral. As ações fazem parte da programação da semana comemorativa pelos 97 anos do CBMSE.

De acordo com a sargento BM Roberta Amora, o objetivo da ginástica laboral é quebrar a rotina do trabalhador, tirá-lo da postura sentada, de uma postura viciada, que é prejudicial à saúde, causando lesões. A meta é justamente preparar o corpo desse trabalhador para fazer movimentos, melhorar suas articulações e alongar sua musculatura, para que ele continue fazendo sua atividade no momento seguinte por mais tempo.

“Normalmente essa atividade dura entre 10 e 30 minutos. A ginástica laboral envolve dinâmicas, motivações e brincadeiras, tendo como finalidade tirar o sujeito da rotina, para que aquela carga do dia-a-dia e das posturas não seja tão sentida”, destacou Amora.

 

 

A massagista Karen explicou que as atividades realizadas no CBMSE fazem parte do Movimento Popular de Saúde (MOPS), que visa ofertar ações de terapias integrativas. “Hoje estamos ofertando massoterapia, shiatsu e reiki, que é uma terapia energética, além da auriculoterapia, que é a acupuntura auricular”.

“Hoje viemos aqui com a proposta de cuidar dos cuidadores. Esse tipo de tratamento que oferecemos possibilita melhor qualidade de vida para as pessoas, pois além do tratamento em si, essa ação possibilita cooperação e organização, afirmou a fitoterapeuta Maria de Fátima Sousa, ao destacar que esta é uma prática que pode ser realizada dentro de uma sala ou embaixo de uma árvore, afinal é uma atividade relativamente simples que visa acima de tudo o bem-estar e a saúde do cidadão”.

A grande diferença entre a medicina convencional e a nossa terapia é que, nas práticas integrativas complementares, enxergamos o indivíduo como um todo, físico e psicológico e não apenas um problema isolado, como uma dor na mão, como é o caso da medicina tradicional, finalizou Maria de Fátima.

A programação comemorativa pelos 97 anos do CBMSE terá continuidade na manhã do próximo sábado, 07/10, no QCG, com a realização do projeto “Meu Padrinho Bombeiro”, uma parceria do CBMSE com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju, com a participação de crianças de abrigos e casas lares. A programação inclui a realização de atividades recreativas e de orientação sobre apadrinhamento e adoção.