19 de maio de 2023, 08:45

Projeto S.O.S Abelhas é tema de TCC


Publicada em 06/03/2020

Na manhã desta quinta-feira (05), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel Gilfran Mateus, recebeu a graduada em agroecologia pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), Dandara Jesus, que produziu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado “Projeto S.O.S Abelhas Sergipe: Resgate e Georreferenciamento de enxames e colônias de abelhas africanizadas na região metropolitana de Aracaju”.

Na ocasião, Dandara trouxe a versão impressa e aprovada do seu projeto para compor o acervo de projetos desenvolvidos para o CBMSE. O comandante comenta que foi muito importante para corporação o trabalho desenvolvido pela aluna, pois comprova a validação do projeto e sobre o benefício para toda a população.  

“Para o Corpo de Bombeiros, é uma satisfação receber um trabalho fruto do primeiro ano do Projeto S.O.S Abelhas, que mostra a integração desse projeto com a comunidade acadêmica, com os apicultores e com os órgãos que participaram. Mostrando que além dos resultados na prática, em que os bombeiros fazem sua parte em preservar a espécie das abelhas, ao invés de exterminar, temos estudos que mostram a eficácia.

No seu projeto, Dandara, explorou a redução de risco da exposição às abelhas pela população. “O trabalho foi muito gratificante, pois além de gostar muito da área, contribui para um aprofundamento do projeto para o CBMSE. Além de melhorar a cadeia reprodutiva das abelhas, a gente também deu fonte de renda para os apicultores, então todos foram beneficiados,” termina.

Por: Flávia Barreto