10 de maio de 2023, 10:22

Redistribuição de efetivo reforça atendimento dos bombeiros no Centro-Sul de Sergipe


Publicado em 05/08/2011

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), vem dando prosseguimento ao processo de interiorização dos trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar. No dia 7 de julho deste ano foi inaugurado na cidade de Tobias Barreto mais uma unidade da Corporação. Com essa iniciativa a região Centro-Sul de Sergipe passa a ter dois quartéis do Corpo de Bombeiros. O 2º GBM, localizado no município de Estância, e o 1º DBM/2º GBM em Tobias Barreto.

A criação de mais uma unidade na região Centro-Sul, que proporcionará a população local uma atuação mais rápida e eficiente dos bombeiros, só foi possível graças à redistribuição do efetivo lotado na unidade militar da cidade de Estância. Essa iniciativa foi possível depois da análise dos dados estatísticos de atendimentos efetuados pelo quartel de Estância.

“Observamos a demanda da unidade de Estância e comprovamos que a transferência de alguns militares para o novo quartel de Tobias Barreto não prejudicaria o atendimento da região. Além disso, os municípios próximos da cidade de Tobias Barreto vão contar com a presença dos bombeiros num espaço de tempo bem menor se tivesse que deslocar o trem de socorro da cidade de Estância”, explicou o comandante Nailson Santos.

De janeiro a junho de 2011 foram feitos 356 atendimentos na área de circunscrição do quartel do município de Estância, com uma média de 1,97 ocorrências diárias e 59,33 mensais. Das quatro unidades do Corpo de Bombeiros de Sergipe, o quartel de Estância teve a menor média de atendimentos por mês no primeiro semestre deste ano. O 1º GBM, que cobre a região da Grande Aracaju atendeu a 1713 chamados. Já o 3º GBM, sediado na cidade de Itabaiana e que atende os municípios próximos,  efetuou 721 atendimentos. O 5º GBM, que está localizado na cidade de Nossa Senhora do Socorro e atende a outros municípios atendeu a 493 ocorrências.

Com a criação da unidade de Tobias Barreto, a região relativa aos municípios de Arauá, Pedrinhas, Boquim, Salgado, Cristinápolis, Santa Luzia do Itanhy, Estância, Umbaúba, Indiaroba, Itabaianinha, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto, Riachão do Dantas e Tomar do Gerú, que antes eram atendidas apenas pelo quartel de Estância, passa a ter uma nova unidade, redistribuindo a cobertura, proporcionando assim agilidade e rapidez no atendimento às ocorrências. “Com a criação do novo quartel e o redimensionamento do efetivo de Estância a população do Centro-Sul passou a ter duas unidades dos bombeiros”, destacou Nailson.

Estrutura

As duas unidades do Corpo de Bombeiros de Sergipe localizadas no Centro-Sul do Estado dispõem de viaturas novas e modernas. O quartel da cidade de Estância foi contemplado com um  veículo de combate à incêndio adquirido recentemente pelo Governo do Estado. O caminhão é um auto bomba tanque (ABT) com capacidade de armazenamento de água de 5.000 litros.

Já a nova unidade dos bombeiros, localizada na cidade de Tobias Barreto, dispõe também de um veículo novo e moderno. O carro de combate a incêndio tem um reservatório de 4.000 litros. “Hoje nós dispomos na região Centro-Sul de dois veículos novos e modernos para atender perfeitamente a demanda local. Há a previsão de ainda hoje estarmos enviando um novo veículo para a unidade de Estância. Trata-se de um Auto Comando de Salvamento (ACS), viatura com capacidade de armazenamento de 2.500 litros de água e equipada com os equipamentos e ferramentas necessárias para o serviço de salvamento”, comemora o comandante Nailson.