4 de novembro de 2022, 09:54

Seção contra Incêndio (SCI/SBAR) do aeroporto de Aracaju completa um ano de atividade


A Seção contra Incêndio (SCI/SBAR) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), no Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, completou um ano de funcionamento. Para comemorar a data, foi realizada uma solenidade na manhã desta terça-feira (3). Os militares do CBMSE atuaram no aeroporto de 1979 até 2014. O convênio foi retomado em maio de 2021.

“Temos ocorrências atendidas aqui e no entorno, então vejam a importância estratégica de permanecermos no aeroporto de Aracaju. É um motivo de comemoração para a corporação, que passa por um momento histórico, ultrapassando a marca de 800 bombeiros no efetivo, além de estar renovando a frota de veículos operacionais. Só este ano já foram entregues três viaturas tipo Auto Bomba Tanque Florestais (ABTF), sendo a primeira vez que temos na corporação viaturas com essa característica, e duas tipo Auto Bomba Tanques (ABT). Avanços importantes estão se concretizando, inclusive com a chegada de recursos vindos da parceria com a AENA, que gerencia o aeroporto”, afirmou o comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José.

O comandante da SCI, tenente Fabiano Queiroz, falou sobre a diversidade de ocorrências atendidas pela unidade. “Durante esse um ano de atividade tivemos essa ocorrência de maior vulto da queda da aeronave em maio de 2021, mas na rotina temos várias ocorrências como controle de insetos, animais que podem ocasionar acidente com aeronave na pista, incêndios em vegetação, entre outras. Nosso balanço desse ano é positivo, na medida em que conseguimos agir prontamente em todas essas ocorrências. Temos uma equipe capacitada e coesa, que treina diariamente para estar preparada para atuar quando a população precisar”, apontou.

O Diretor do Aeroporto Santa Maria, Wanderson Silva, relembrou a atuação dos bombeiros militares no acidente aéreo com o monomotor. “A aeronave com um piloto caiu nas proximidades do aeroporto, no bairro Atalaia, e o bombeiro desta sessão foi o primeiro a chegar ao local. O comandante tenente Queiroz e sua equipe, quanta determinação em adentrar pelo terreno lamacento daquele mangue. A cada pisada a lama sugava ainda mais o bombeiro, trazendo uma dificuldade extrema para acessar o seu interior, contudo, em alguns instantes, já não se via mais a equipe, que conseguiu atravessar essas barreiras naturais visando chegar o mais breve possível ao local do acidente para tentar resgatar o tripulante”, disse.

Ele falou da importância da presença dos bombeiros militares no aeroporto. “São exemplos como este que nos trazem a certeza de que o Aeroporto de Aracaju, em matéria de segurança de emergência, está entregue a excelentes mãos. São bombeiros abnegados em cumprir o seu papel principal, o salvamento da vida humana. Portanto, é um momento singular e oportuno de reconhecer o destemor desta corporação, que satisfaz a toda população do Estado de Sergipe e ainda dos nossos passageiros e usuários que por aqui transitam todos os dias. O meu muito obrigado a todos”, afirmou, anunciando na oportunidade uma reforma que será realizada na seção contra incêndio do aeroporto, visando proporcionar melhores condições ao bombeiro de aeródromo na execução de seus serviços.

Fotos: Tenente Acrux