9 de maio de 2023, 11:06

Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros juntam forças contra a gripe H1N1


Publicado em 20/08/2009

Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros juntam forças contra a gripe H1N1

Durante toda a semana, que vai de 17 a 22 de agosto, 300 bombeiros receberão capacitação para lidar, dentro de parâmetros técnicos, com o vírus da nova gripe. No auditório da Academia de Polícia Civil, onde o treinamento está sendo realizado, são dirimidas as dúvidas do pessoal, corrigidas falsas doutrinas sobre o vírus e, com muita propriedade, explicados os procedimentos protocolares que vão desde ações simples, como lavar as mãos com freqüência durante o dia, até os cuidados com pacientes já infectados.

O Corpo de Bombeiros foi escolhido pela Secretaria Municipal de Saúdo – SMS, porque já existe uma vigorosa relação de auxílio mútuo entre esses órgãos. “O Corpo de Bombeiros tem sido um parceiro muito importante da Secretaria Municipal de Saúde, e essa parceria continuará porque temos dado belas respostas à sociedade”, comentou o Dr. Marcos Ramos, o Secretario Municipal de Saúde.

Para o Corpo de Bombeiros, essa somação de forças representa um avanço significativo nas relações institucionais, importantíssimo para os órgãos parceiros e, muito mais ainda, para os sergipanos, os maiores beneficiários dos bons resultados.

Para a Ten Sanany, enfermeira e coordenadora do projeto no Corpo de Bombeiros – CB, o treinamento objetiva levar informações úteis aos militares como forma essencial e elementar de combate à gripe. “A informação é a melhor arma para combater o vírus influenza, por isso, após a capacitação, seremos agentes multiplicadores das informações recebidas. Destaco, ainda, um ponto forte nessa parceria que é a confiança da população no Corpo de Bombeiros, e isso será usado para levarmos tranqüilidade à população, com o intuito de evitar o pânico nas pessoas, um agravante que pode dificultar as ações de controle da gripe H1N1”, informou Sanany.

Não foi a primeira vez que o CB uniu forças para dar uma resposta às dificuldades da sociedade. No ano passado, depois de receberem treinamento específico, os soldados do fogo suplementaram o número de agentes da Secretaria Estadual de Saúde e seguiram para o combate contra o mosquito da dengue, uma campanha vitoriosa que recebeu o reconhecimento de autoridades do Estado e elogios da população sergipana.

Fotos: ASCOM/CBMSE


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress