4 de novembro de 2022, 09:30
Surfista treinado pelo CBMSE faz salvamento na praia de Atalaia
O Projeto Surf-Salva, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), já começa a mostrar resultado no que diz respeito à prevenção e salvamento no mar. Na última quinta-feira (21), por volta das 14h, na praia de Atalaia, em Aracaju/SE, o surfista Cristóvão Baltazar estava finalizando uma manobra chamada ‘aéreo’ quando se acidentou, fraturando a perna. O colega Cristiano Macedo, que foi aluno da primeira edição do Suf-Salva, também estava surfando no momento do incidente e colocou em prática todo o conhecimento adquirido no curso que fez com os bombeiros.
De acordo com o diretor-presidente do Kahuna Surf Clube, Elias Oliveira, a vítima foi retirada do mar para a areia por Cristiano com a técnica de transporte tipo australiano, usando a sua própria prancha de surf. Esse método reduz a probabilidade de vômitos e evita a entrada de água nas vias aéreas, permitindo a ventilação durante todo o transporte.
“Cristovinho (como é conhecido) teve fratura exposta na perna. Cristiano conseguiu salvá-lo, colocando-o em cima da prancha, transportando até a areia. Ele o estabilizou e pediu auxílio ao serviço de emergência. No local, tinha um médico que também é surfista, que auxiliou no encaminhamento para o hospital. Isso revela a importância do Surf-Salva e mostra que esta nossa parceria já deu certo”, explica.
O CBMSE registra, até esta sexta-feira (22), a realização de cinco edições do Projeto Projeto Surf-Salva, capacitando 149 surfistas de todo o estado sobre formas de prevenir, salvar e aplicar os primeiros socorros em casos de afogamento. Com aulas práticas e teóricas, o curso tem carga horária de seis horas e abrange disciplinas como introdução ao salvamento; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; respiração boca-a-boca dentro da água; transporte da água para areia e suporte básico de vida.
Foto: Ascom/SSP