10 de maio de 2023, 11:08

08 DE MARÇO – PARABÉNS PELO SEU DIA MULHER GUERREIRA!!!


Publicado em 06/03/2013

 

O CBMSE parabeniza a você, mulher guerreira, que busca uma estrutura que lhe permite trabalhar sem renunciar aos valores que a profissão lhe exige, até mesmo a própria vida.

Os desafios da sociedade obrigam no dia-a-dia que vocês tenham como rotina a superação, o desprendimento, a dedicação, representando através das suas atividades, a renovação das suas corporações, das forças as quais se subordinam.

Em geral, essa mesma sociedade não reconhece que dentro das suas fardas está o apoio, o ombro, o calor e o colo que o Estado tem por obrigação oferecer aos cidadãos.

A você mulher, em especial a militar, segue um texto adaptado da SD PM Flávia Louzada da PMRJ, a qual relata um pouco como é a rotina de uma mulher que conquistou seu lugar no militarismo.

 

“Ser mulher militar é:

Ser o tempo todo testada e ter que lidar com a reluta de alguns companheiros ao se trabalhar juntos, muitas vezes por preconceito,ou outras pelo sentimento de proteção e preocupação por parte dos nossos amigos homens.

É ouvir alguns colegas falarem ao ver uma mulher bonita “Que é isso, ah se eu te pego!!!” e logo depois falarem “Ai, desculpa!!!”, sem graça pois esqueceram em algum momento que estão trabalhando com uma fem e portanto, a fem não vai poder elogiar os, digamos atributos femininos que eles tanto admiram.

É perder totalmente a vaidade em serviço, já que estará em lugares que na maioria das vezes tem lama, ratos e outras coisas que em nada combinam com a limpeza e beleza que nós mulheres tanto admiramos.

É ser mais dura, mais fria, mais corajosa, e tentar o tempo todo provar que somos homens, não por orgulho, mas por medo de após cometer algum erro ouvir o temível: “Só podia ser fem”!

É, quando mães, perder aquele momento mágico, aquela apresentação do seu filho de 5 anos na escola por estar trabalhando, e enquanto está dentro da viatura ficar, cheia de culpa, imaginando a carinha dele vendo todas as mães dos coleguinhas na plateia aplaudindo e ele não tendo a sua lá, porque ela está trabalhando….e imaginando que ele é tão novo para entender que ela está na viatura zelando pelos filhos dos outros e por isso não está vendo a sua apresentação.

É, quando casada, chegar mais tarde, porque bradou uma ocorrência justo no horário da sua rendição, e cansada voltar para casa para ver seu marido reclamar pela milésima vez e começar mais uma briga e, cheia de culpa, perceber que a sua família não tem culpa de você além de ter escolhido ser militar, não consegue se desligar nem na folga.

É, quando solteira, ter aquela pontinha de inveja, porque em pleno carnaval aquelas suas amigas que você não vê há tanto tempo, marcaram uma viagem maravilhosa, mas você… Você está de extra!

É, se olhar no espelho e ver que as noites de serviço e os lanches rápidos da madrugada, estão começando a fazer efeito no seu corpinho e aquela calça jeans que tanto orgulhosamente você colocava, já está dando trabalho na hora de vestir.

É, se culpar pela família que você não tem tanto tempo para ver, já que quando está de folga, está trabalhando em casa, e quando não está de folga está na viatura, é se culpar pelos amigos que você deixa um pouco de lado, pelo marido que você não pode dormir todos os dias como gostaria e se perguntar até quando ele vai suportar sua falta, se culpar pelo filho que está crescendo tão rápido e você não acompanha.

É a todo momento se perguntar se está valendo a pena, já que não lhe falta reportagens, opiniões e cobranças da sociedade que lhe fazem lembrar o quanto você não é valorizada, o quanto a sua “raça de militar” não presta e essas coisas que a gente lê e ouve o tempo todo….

É ver as piores tragédias, sofrer uma avalanche de sentimentos, raiva, ódio, pena, tristeza e chegar em casa e ainda ficar se remoendo pensando no que podia ter feito, no que seria melhor….

É sofrer até por coisas que não podemos evitar, mas que gostaríamos…

É engolir emoções, é sofrer, pelos seus e pelo dos outros, é… é ser um super-herói, mas com o coração de uma mulher!!!!!”

 

PARABÉNS NÃO SÓ PELO SEU DIA, MAS POR TODAS SUAS CONQUISTAS NA SOCIEDADE!!!!!