16 de maio de 2023, 11:10

2º SGIBM recebe a visita de Bispo da Diocese de Propriá


Publicado em 21/09/2017

O Quartel do Segundo Grupamento Independente de Bombeiros (2º SGIBM) recebeu nesta quarta-feira, 20/09, a visita do bispo emérito da Diocese de Propriá, Dom Mário R. Sivieri. O representante da Igreja Católica foi recebido pelo comandante da Unidade, capitão Eanes Alves Filho.

Na oportunidade Dom Mário, ressaltou que está trabalhando no sentido de obter a regularização de todos os templos de sua congregação, e por isso procurou a Corporação para saber mais sobre todos os procedimentos a serem adotados.

Diante da solicitação, o comandante do 2ºSGIBM, capitão Eanes, repassou todas as orientações necessárias, e ressaltou que tão logo os processos sejam entregues no CBMSE, serão devidamente analisados.

Dom Mário R. Sivieri também se mostrou bastante interessado em conhecer o funcionamento da Unidade do CBMSE no município ribeirinho, principalmente em relação ao dia-a-dia do serviço operacional dos profissionais nas diversas atividades desenvolvidas no âmbito da área de atuação do 2ºSGIBM.

Bispo Propriá

Regularização

O chefe do Departamento de Vistorias e Fiscalização da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMSE, major BM Douglas Farias de Moraes considerou louvável a iniciativa do religioso e ainda destacou a importância da regularização dos prédios que recebem grande quantidade de pessoas.

“O CBMSE define os locais de reunião pública como os mais preocupantes, pois se acontecer um sinistro podemos ter um potencial de danos muito grande, pois se trata de vidas humanas”, diz o major.

O bombeiro ainda explica que para casos de edificações com grande reunião de público existe uma norma com critérios específicos. “Nós definimos estes locais como classe F e a própria norma já traz uma série de exigências com relação às medidas de segurança, como por exemplo, lotação de público, saídas dimensionadas de acordo com a capacidade de público, e em alguns casos saídas com portas com barra antipânico”.

O major Moraes também enfatiza que o CBMSE dará todo apoio necessário a qualquer cidadão que queira regularizar a sua edificação. “Entendemos que a iniciativa de trazer regularização para todos estes locais é extremamente importante e a corporação pretende colaborar da melhor forma possível no sentido de trazer a informação para que essas pessoas gestoras dessas edificações possam tratar de sua regularização de segurança contra incêndio”, finaliza o chefe de vistorias da DAT.