9 de maio de 2023, 09:09

300 militares do CBMSE participaram do desfile cívico-militar de 7 de setembro


Publicado em 08/09/2008

Por Dinah Menezes

Cerca de 300 militares formaram a tropa do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) no desfile cívico-militar de 7 de setembro, realizado na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, pelo Governo do Estado. As instituições militares abriram a manhã de comemoração ao aniversário de 186 anos da Independência do Brasil, seguidas por entidades civis e escolas das redes pública e particular.

“É um dever cívico realizado todos os anos em homenagem à Independência do Brasil. É um compromisso que cada cidadão tem com a sua pátria”, apontou o comandante-geral do CBMSE, coronel Reginaldo Santos Moura.

O desfile da corporação este ano contou com algumas novidades. “Nós desfilamos com dois pelotões do Centro de Ensino e Instrução (CEI) 1o de Outubro, com alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), e alguns bombeiros desfilaram com equipamentos de combate a incêndio e salvamento em alturas. Além disso, tivemos a participação do grupo de Busca e Salvamento com Cães”, afirmou o comandante da tropa no desfile, tenente coronel Hermes Rodrigues Lima Filho.

A Banda Marcial do Corpo de Bombeiros veio à frente no desfile, seguida pelo Estado Maior; Guarda Bandeira; dois pelotões do Centro de Ensino; um do 1º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), localizado na cidade de Nossa Senhora do Socorro; um do 2º GBM, localizado na cidade de Estância; um do 3º GBM, localizado na cidade de Itabaiana; um do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE) e o Grupo de Busca e Salvamento com Cães. Viaturas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros nas ocorrências também fizeram parte do desfile.

O comandante-geral, Reginaldo Santos Moura, falou ainda sobre a atual situação do CBMSE, que este ano desfilou com os 100 militares recém incorporados à tropa, além da perspectiva de reforma no Quartel do Comando Central (QCG) e da aquisição de novas viaturas. “O secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, vem demonstrando esse interesse por parte do Governo em proporcionar um melhor aparelhamento da tropa e isso nos deixa muito satisfeitos, porque se reverte em uma melhor prestação de serviço para a comunidade, que é o nosso maior objetivo”, apontou.

Itabaiana – Ainda no mesmo dia, no período da tarde, o CBMSE participou do desfile cívico na cidade de Itabaiana. A avenida Luiz Magalhães estava lotada e desta vez o destaque foi para o pelotão feminino do Corpo de Bombeiros, formado pelas alunas do Curso de Formação de Soldados. Também participaram do desfile na cidade a Banda Marcial, a Guarda Bandeira e dois pelotões masculinos.