24 de setembro de 2024, 12:43

Bombeiro de Sergipe conclui curso de facilitador para gerenciamento de recursos na atividade aérea realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos


Integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), piloto e instrutor de voo de helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), o tenente-coronel Danilo Almeida concluiu o Curso de Facilitador de Corporate Resource Management (CRM), realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O objetivo do curso foi formar facilitadores para o gerenciamento de recursos das corporações na atividade aérea e aconteceu de 16 a 20 de setembro, em Brasília (DF).

O curso contou com instruções como “Gerações e Fundamentos do CRM”, “Aspectos psicológicos na aviação”, “Planejamento e aspectos pedagógicos nas ferramentas aplicadas”, estudos de caso e treinamento prático. Foram 31 alunos entre representantes das Forças Armadas Brasileiras e da América do Sul, de empresas aéreas, da aviação da Petrobras e duas vagas para as forcas auxiliares, sendo uma para o GTA de Sergipe e outra para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do Ceará.

O tenente-coronel Danilo Almeida, que foi orador da turma, explica a importância desse curso. “O gerenciamento de recursos na atividade aérea envolve a criação de todos os cenários e fatores contribuintes, visando aplicar os conceitos e ferramentas para os integrantes. O que facilita a melhor tomada de decisão e consciência situacional nas operações aéreas, minimizando e mitigando possíveis erros e eventos adversos, buscando elevar a percepção da segurança operacional e evitar acidentes”.

Ele foi o único bombeiro do país a fazer o curso nessa turma. “Foi uma honra, uma experiência enriquecedora, que certamente contribuirá significativamente para o desenvolvimento de todos no tocante à segurança operacional das nossas unidades. Quero agradecer ao Governo de Sergipe, à Secretaria de Segurança Pública, ao CBMSE e GTA, enaltecendo ainda o CENIPA pela qualidade do curso, toda a coordenação, instrutores e equipe de apoio”, concluiu.
Por: ASCOM/CBMSE