30 de maio de 2025, 15:40
Corpo de Bombeiros vai empregar um efetivo de mais de mil bombeiros durante a Operação Festejos Juninos 2025
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) vai empregar um efetivo de 1141 bombeiros durante a Operação Festejos Juninos 2025. Serão mais de 60 dias de festejos contando com a atuação da corporação em diversos municípios do estado, de 30 de maio a 4 de agosto. A apresentação do planejamento operacional aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), juntamente com os demais órgãos da Secretaria de Segurança Pública, na sede da Polícia Militar.
“Os festejos juninos são iniciados hoje, mas o trabalho do Corpo de Bombeiros começou bem antes. A nossa Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) vem atuando na análise de projetos, das estruturas montadas para os eventos, bem como na liberação de barracas de fogos. Essa é a nossa maior operação e contaremos com um efetivo ainda mais expressivo que nos anos anteriores, mais de mil bombeiros atuando extraordinariamente, se somando ao efetivo escalado ordinariamente nas nossas unidades. Tudo isso para garantir que sergipanos e turistas aproveitem com tranquilidade a festa mais tradicional para a cultura nordestina, que transforma nosso estado no país do forró”, afirmou a subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Maria Souza.
Ela informou que a missão da corporação envolve comandar incidentes, ações de prevenção e combate a incêndios, de salvamento, incluindo a atuação de guarda-vidas, prevenção e resposta a controle de pânico, de atendimento pré-hospitalar e apoio aos demais órgãos de segurança pública. A corporação atuará em festas nos municípios de Aracaju (Arraiá do Povo, Vila do Forró e Forró Caju), Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto, Cristinápolis, Itaporanga, Nossa Senhora Aparecida, Barra dos Coqueiros, Areia Branca, Itabaiana e Capela.
A Vila do Forró e Arraiá do Povo, em Aracaju, demandaram uma atenção especial, já que a previsão de público passou de 35 mil pessoas no ano passado para 55 mil esse ano. “Nos preparamos para atender essa necessidade. Destacamos ainda que além de toda estrutura montada pelo Governo do Estado, esse ano tem um diferencial que é o corredor de segurança, para uma necessidade de evacuação de forma segura”, apontou.
A subcomandante aproveitou para alertar a população sobre a segurança nos lagos da orla da Atalaia, em Aracaju. “Alertamos a população que os lagos da orla não são locais para banho. Estaremos patrulhando aquela região, reforçando essa informação sobre a proibição do banho por conta do potencial de risco”, disse.
Uma sala de situação também foi montada pela corporação para gerenciamento das ocorrências em todo o estado, já que serão eventos simultâneos em vários municípios. Ela funcionará no Quartel Central, em Aracaju, durante todo o período dos festejos juninos.
Por: ASCOM/CBMSE