29 de outubro de 2025, 12:22
Bombeiros participam de Simulado de Acidente Veicular na Orla de Atalaia
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) participou, na manhã desta quarta-feira (29), de um simulado de atendimento de ocorrência de acidente veicular envolvendo a queda de uma árvore sobre a rede elétrica. A ação aconteceu na Orla de Atalaia, em Aracaju/SE, com o objetivo de fortalecer a atuação integrada entre as instituições que atendem este tipo de emergência, dando uma resposta rápida e eficaz das equipes em situações reais.
O simulado faz parte da programação da Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres, promovida pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec) e o cenário foi escolhido em decorrência dos mudanças climáticas, que tem tornado este tipo de evento mais frequente. De acordo com o tenente BM Bruno Rezende, da Diretoria Operacional do CBMSE, o exercício prático simulou um acidente de grande complexidade, envolvendo veículo com vítimas presas nas ferragens, vítima externa e presença de fios elétricos, além de poste e árvore sobrepostos ao automóvel.
“A guarnição que atendeu a ocorrência foi do 2º Subgrupamento Bombeiro Militar. Isolamos a área e aguardamos a chegada da Energisa, que fez o corte de energia e retirada da fiação elétrica, dando acesso à área para que o bombeiro começasse a intervenção. Foi feita toda a operação, com isolamento e estabilização tanto do veículo quanto do poste e da árvore, para início da extração de porta. Ao chegarmos na cena, havia uma vítima deambulando, que tinha recebido uma pancada na cabeça quando a árvore caiu. Ela foi atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Foram retiradas três vítimas do veículo. A primeira delas, em estado grave, foi removida ao hospital pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA)”, explica.
Além do CBMSE, da Energisa e do GTA, o simulado contou com a participação da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Por: Ascom/CBMSE








