12 de maio de 2023, 10:25

Bombeiros de SE ministram Curso de Resgate Veicular a bombeiros de PE


Publicada em 15/09/2015

 

Especialistas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) estão em Recife/PE para ministrar um Curso de Resgate Veicular a 36 bombeiros de Pernambuco. Com duração de 60 horas/aula, as instruções iniciaram na última segunda-feira (14) e seguem até o dia 18. A equipe de instrutores é formada pelo major BM Max Meneses, capitão BM João Adauto, 1º tenente Alysson de Carvalho, 3º sargento BM José Cordeiro e 3º sargento BM Alyson Fortuna.

O CBMSE é referência nacional na área de resgate veicular, chegando a capacitar instrutores para ministrarem esse curso em outros estados. As técnicas de manuseio de aparelhos desencarceradores e salvamento de vítimas de acidentes automobilísticos têm sido aprimoradas pelos bombeiros de Sergipe nos últimos oito anos, resultando na criação de protocolo e doutrina interna para atuação nesse tipo de ocorrência.

O Manual de Resgate Veicular do CBMSE, lançado em 2013, já tem sido usado em outras regiões do país e foi usado pelo Ministério da Justiça como uma das referências para a elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP) em âmbito nacional. Outra publicação que tem repercutido bastante é o livro ‘Técnicas de Resgate Veicular: veículos leves e pesados’, lançado em abril deste ano, de autoria do capitão BMSE João Adauto.