9 de maio de 2023, 10:35

CBMSE reativa motosocorrismo em Aracaju levando agilidade ao atendimento pré-hospitalar


Publicado em 16/03/2009

Por
Dinah Menezes

Agilidade no atendimento a vítimas de traumas em geral. É o que vai proporcionar a reativação do motosocorrismo no município de Aracaju pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 16 de março, no Quartel do Comando Geral (QCG). Um simulado foi realizado para demonstrar o funcionamento do serviço.

Com o trânsito cada vez mais complicado na capital, em especial nos horários de pico, as quatro “motolâncias” do Corpo de Bombeiros terão mais facilidade de se locomover e chegar rapidamente até as vítimas para que sejam prestados os primeiros-socorros. Os bombeiros que estarão atuando nesse serviço são especializados em técnicas de pilotagem de emergência e atendimento pré-hospitalar.

“Nós trabalhamos em cima da hora de ouro do trauma. Há uma estatística que mostra que 80% das vítimas de acidentes automobilísticos têm chances maiores de sobrevivência se chegarem até uma hora depois do acidente ao tratamento definitivo, que é o tratamento hospitalar. Por isso a importância de otimizar o serviço e diminuir o tempo-resposta”, informou a comandante do Subgrupamento de Socorro e Emergência (SGSE), tenente Jeane Lisboa.

Para a operacionalização do serviço, a cidade foi dividida em duas áreas: norte e sul. “Nós levantamos os locais de maior incidência de acidentes automobilísticos e os motosocorristas estarão em deslocamento nessas regiões, mais próximo dos locais das ocorrências”, apontou o comandante geral do CBMSE, coronel Nailson Santos.

Na área sul foram mapeadas as avenidas Heráclito Rollemberg, Augusto Franco e Beira Mar. Já na área norte, foram mapeadas as avenidas Tancredo Neves, Maranhão, Euclides Figueiredo, Gentil Tavares, Maracaju, João Ribeiro e Ivo do Prado.

Existe ainda a previsão de que através de parcerias com o SAMU Estadual e o SAMU Municipal seja ampliado o número de “motolâncias”, visando aumentar a capacidade de resposta e ampliar esse serviço para o interior do Estado.

O coordenador de Urgência e Emergência de Aracaju, Marcos Fonseca, esteve prestigiando a solenidade de reativação e falou sobre a parceria entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU. “São entidades que se complementam, que trabalham em conjunto. Por várias vezes, nós necessitamos do auxílio dos bombeiros, como também, em várias outras situações, o bombeiro necessita do auxílio do SAMU. A gente trabalha em parceria e quem ganha é a população”, afirmou.