18 de maio de 2023, 10:09

Bombeiros de SE atuam na Operação Tiradentes 2019


Publicada em 24/04/2019

Na manhã desta quarta-feira (24), foi deflagrada a III edição da “Operação Tiradentes” que consiste no fortalecimento e na articulação das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil. A operação que tem por finalidade promover uma maior visibilidade às atividades típicas dos militares estaduais, alcançou, em 2018, números relevantes e foi considerada a maior operação policial realizada no mundo.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) empregou 90 militares, 25 viaturas e duas embarcações, desenvolvendo ações ordinárias e extraordinárias, tendo destaque nas atividades preventivas, com a realização de vistorias nos centros comerciais da capital e em cinco cidades do interior de Sergipe, com o intuito de  verificar o cumprimento das medidas de Segurança Contra Incêndio e Pânico dos estabelecimentos comerciais e industriais, de acordo com a Lei 8151/2016.

Segundo o tenente-coronel Márcio dos Santos, diretor de atividades técnicas do CBMSE, os vistoriadores têm a função de orientar os responsáveis dos estabelecimentos quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico.  “Caso o estabelecimento não esteja regularizado, o vistoriador irá preencher o Termo de Notificação específico ao tipo de risco em que se enquadra, orientando aos responsáveis pelos pontos comerciais, sobre as rotinas que deverão seguir para se regularizarem”, completa.

Para o tenente-coronel Fábio Cardoso, diretor operacional e coordenador da operação dos bombeiros no estado de Sergipe, essa ação mostra a potencialidade do trabalho dos militares e demonstra visibilidade da imagem da Corporação perante a sociedade. “De acordo com o nosso planejamento, tivemos o intuito de implementar ações que dessem a resposta exigida pela operação, juntamente com a Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Nosso maior foco foi a segurança nos centros comerciais, com o objetivo de orientar aos empresários sobre a importância da regularização para se ter um ambiente seguro”, conclui o diretor operacional.

Por: Flávia Barreto