19 de maio de 2023, 08:10

Abertura da 2ª Edição do SOS Abelhas


Publicada em 19/09/2019

Na manhã desta terça-feira (17), foi realizada a abertura da 2º Edição do Projeto SOS Abelhas, no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), visando ressaltar a importância da preservação da espécie. O projeto é resultado de uma parceria entre o CBMSE, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Federação e Associação Sergipana de Apicultores.

As abelhas são os mais eficientes agentes polinizadores. Desenvolvem um papel primordial, pois 70% das culturas agrícolas e 85% de toda flora existente na natureza, sejam em florestas, bosques ou matas, dependem delas para sua existência.

Segundo o tenente-coronel Fábio Cardoso, diretor operacional do CBMSE, o projeto tem uma importância muito grande para a corporação. “Esta ação é um divisor de águas, faz com que a gente mude nossa forma de atuação, para buscar ações preventivas ou até diretas, optando pela captura e não pelo extermínio. Temos uma mudança de consciência ambiental sendo construída dentro da tropa”, conclui o diretor operacional.

A vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, parabeniza o CBMSE pelo trabalho com as abelhas. “Muitas vezes pela falta de informação, a população quer que o Corpo de Bombeiros extinga as abelhas, sem ter a menor noção da consequência disso. O mel e nossas frutas não nascem de uma prateleira do supermercado. O que os bombeiros estão fazendo é ainda melhor, não só salvando vidas, mas também a vida da natureza”, frisa a vice-governadora.

A deputada estadual Kitty Lima, comenta que o Projeto SOS Abelhas veio consolidar um anseio da sociedade. “Sempre recebi várias denúncias de queimadas desses enxames, e sabemos do impacto que isso causa não só para as abelhas, mas também para a população. Sem abelhas, sem alimentos. As pessoas precisam saber a importância delas na nossa sociedade. O SOS está rendendo ótimos resultados e espero que alcance os 75 municípios sergipanos”, completa a deputada.

Por: Flávia Barreto


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress